Fecomércio-BA estima que apagão pode ter gerado perda de venda de R$ 2,2 milhões por hora

ECONOMIA REGIÃO METROPOLITANA

Várias cidades do Brasil sofreram com um ‘rápido’ apagão de energia nesta terça-feira(15) em função de um problema técnico na rede ter afetado praticamente todos os estados por poucas horas desta manhã. Diante desse fato, é possível que o comércio tenha tido alguma perda nas vendas. De acordo com o consultor econômico da Fecomércio-BA, Guilherme Dietze, ‘quando se trata de eventos atípicos como esse, é natural que haja um efeito sobre as compras por impulso, sobretudo no momento em que ocorreu, no trajeto das pessoas ao trabalho, quando passam em mercados e supermercados para comprar um lanche para o dia ou numa loja de roupa para comprar algum item que precisa mais imediatamente’.

Diante do apagão, a Fecomércio-BA estima que, na Bahia, a perda potencial de vendas por impulso, por hora parada, de determinados setores seja de R$ 2,2 milhões. Entram nesse levantamento os supermercados, farmácias, vestuário e outras atividades como artigos esportivos, lojas de produtos alimentícios, etc. Ainda segundo a federação, vale ressaltar que ‘não entram no cálculo, por exemplo, veículos, eletrodomésticos, móveis, entre outros, pois independentemente do apagão, as pessoas comprariam depois. É o que se chama de compra programada’.

Dietze ainda aponta que, evidentemente há situações em que empresário pode sofrer danos materiais no estabelecimento, são os casos de problemas nos refrigeradores, ar-condicionado, computadores ou outros aparelhos eletroeletrônicos que possa de alguma forma interferir no resultado das vendas especificamente desse estabelecimento.

adm

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *