Qualitá, marca exclusiva da rede Pão de Açúcar, por meio do Instituto GPA, tem fortalecido o pilar de responsabilidade social ao incentivar o trabalho realizado por ONGs como Amigos do Bem e Gerando Falcões.
O primeiro item a fazer parte do portfólio social da marca foram produtos à base de castanha de caju, em parceria com a Amigos do Bem, instituição que, desde 1993, atua no sertão nordestino. Com produção artesanal, o trabalho da ONG é realizado com centenas de trabalhadores no plantio e no beneficiamento da castanha de caju. As plantações do projeto ocupam mais de 680 hectares e os Amigos do Bem também distribuem mudas de caju para as famílias assistidas, além de comprarem a produção local no período da colheita.
Até o final de 2022 foram vendidas mais de 620 mil unidades de produtos Amigos do Bem, dentre castanhas, ovos de Páscoa e sacolas retornáveis.
Outra instituição parceira de Qualitá e do Instituto GPA é a Gerando Falcões. Essa união trouxe para o mercado em setembro de 2022 um novo produto social: o biscoito de polvilho salgado (versão 200g) Qualitá. Durante um ano, todo o lucro gerado com a venda do item, é revertido para a Falcons University, braço educacional da Instituição que promove qualificação profissional, empregabilidade e mudanças sociais de longo prazo nas favelas brasileiras. Até o final de 2022, mais de 186 mil unidades já tinham sido vendidas, com mais de R$ 208 mil no total repassados para a Gerando Falcões.
A embalagem do biscoito de polvilho passou por uma co-criação, a qual contou com a participação dos Jovens Falcões, jovens moradores das favelas onde a ONG atua, para que a identidade visual do produto refletisse a visão deles sobre as favelas. Em junho deste ano, esse produto foi o vencedor na categoria ‘Ano Todo’ na 2ª Edição Guia MOL, realizada pelo Instituto MOL, que analisou 60 produtos sociais comercializados ao longo de 2022 em todo Brasil. Além disso, o prêmio, reforça a importância dessa parceria e o impacto positivo gerado pela venda dos produtos em nossas lojas.
Qualitá é uma marca que está construindo uma vocação social, com ações que impactam a vida das pessoas em várias frentes, como as doações de produtos em datas como a Páscoa e o Dia da Alimentação que fortalecem o nosso propósito de juntos fazerem parte da mesa dos brasileiros. Tanto a Gerando Falcões, quanto a Amigos do Bem transformam a vida de milhares de famílias e, por isso, parcerias como essa têm um potencial de impacto enorme”, comenta Allan Gate Hock, Diretor de Marcas Exclusivas do GPA.
“O desenvolvimento de produtos sociais como esses, com ONGs tão respeitadas pelo trabalho que realizam, contribuem positivamente com a sociedade a partir do impacto positivo que geram na sociedade e Qualitá vem assumindo um importante papel nesse contexto”, ressalta Renata Amaral, Gerente de Sustentabilidade e do Instituto GPA.
Conheça os produtos
Entre as opções de produtos da parceria com os Amigos do Bem, estão a castanha de caju Qualitá na versão 30g (R$ 8,39) e 140g (R$ 28,29).
Ainda, como forma de incentivar o consumo desses itens, os clientes têm 20% de desconto nos produtos Qualitá ao realizar as compras nas lojas ou e-commerce do Pão de Açúcar e fazer o pagamento com o cartão de crédito do Pão.Já o biscoito de polvilho Salgado (200g) é vendido por R$ 9,99 nas lojas do Pão de Açúcar em Salvador, no site www.paodeacucar.com, ou no app Pão de Açúcar Mais.
Sobre Qualitá
Marca exclusiva do GPA desde 2008, a Qualitá traz soluções para o dia a dia dos(as) consumidores(as) com uma proposta clara e simples: oferecer produtos com o compromisso de qualidade e garantia de preço baixo. Para atingir esse objetivo, os produtos Qualitá passam por um padrão rigoroso de escolha de fornecedores(as), controle de logística e testes com consumidores(as) antes de chegar nas gôndolas dos supermercados. Hoje, a linha de produtos conta com mais de 1500 itens entre alimentos, bebê, limpeza, pet, sempre entregando qualidade sem abrir mão da economia. Site: www.casapraticaqualita.com.br
Sobre o Instituto GPA:
Pilar social do GPA, o Instituto GPA é responsável por planejar e executar as iniciativas de impacto social do grupo, contribuindo com o propósito da companhia de ser um agente transformador, aperfeiçoando e inovando seu jeito de fazer negócio para a construção de uma sociedade mais responsável e inclusiva.