O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) começa a pagar nesta quinta-feira (1º) a primeira parcela da antecipação do 13° salário aos segurados que recebem acima do piso salarial (R$ 1.320). Conforme a determinação, até 7 de junho, mais de 30 milhões de segurados serão beneficiados, entre aposentados e pensionistas.
As quantias do abono anual começaram a ser disponibilizadas no dia 25 de maio àqueles que recebem um salário mínimo e, agora, aos que recebem montantes acima do mínimo. Para esses, os créditos serão realizados de 1° a 7 de junho, começando pelos segurados que têm final de matrícula 1 e 6.
Nesta primeira parte do pagamento, o abono vem sem descontos, como o do Imposto de Renda, por exemplo. Já na segunda parcela, que será depositada de 26 de junho a 7 de julho, é realizado o desconto de Imposto de Renda proporcional para segurados com até 64 anos de idade e que têm renda mensal acima de R$ 2.640,00.
Os beneficiários que possuem direito ao abono são os de aposentadoria, auxílio-doença, auxílio-acidente, auxílio-reclusão, pensão por morte e outros auxílios administrados pelo instituto.