Os moradores da Região Metropolitana de Salvador podem acordar na próxima terça-feira (21) sem ônibus. O Sindicato dos Rodoviários Metropolitanos informou que a partir de 00h a categoria entra em greve por campanha salarial.
As cidades atingidas serão: Lauro de Freitas, Camaçari, Candeias, Mata de São João, Simões Filho, Madre de Deus, São Francisco do Conde e Santo Amaro. Toda a frota de ônibus dos municípios será paralisada durante a greve.
A categoria já está, de acordo com o sindicato, há 98 dias em negociação, sem êxito. Diretor de comunicação do sindicato, Catarino Fernandes explica que o reajuste salarial pedido inicialmente era de 12%. Após as rodadas de negociação, os representantes chegaram a 8%.
“Temos uma negociação de reajuste que é de 2,40% relacionado a 2020, quando entendemos que não era um bom período. Depois das mesas de negociação, chegamos a um novo reajuste de 6,33%, que totalizou 8,73% e ainda tiramos esses 0,73%. Mas isso não é nem metade do que a gente precisa”, disse.
A categoria está em assembleia permanente, aguardando a apresentação de propostas. “Se não tiver uma proposta para que a gente leve para assembleia, a greve está mantida”, disse o diretor de comunicação do Sindmetro.
Na última sexta-feira (17), representantes dos rodoviários metropolitanos se reuniram com o secretário estadual de Infraestrutura (Seinfra), Sérgio Brito, com a prefeita de Lauro de Freitas, Moema Gramacho, e com o diretor executivo da Agerba, Carlos Henrique Martins. Segundo o sindicato, ficou acordado que o secretário iria se reunir com as outras pastas do estado para que possa apresentar uma proposta.
No início de fevereiro deste ano, a categoria já havia realizado uma paralisação com duração de 24h. Na ocasião, a reivindicação era pelo pagamento da rescisão de duas empresas de transportes que atuavam na RMS e fecharam.