Karen Julieth Cárdenas Uribe, 21 anos, morreu tragicamente depois que sua plástica no nariz deu errado. A jovem fez uma operação de rinoplastia. Logo após voltar para casa, ela ficou com dificuldade de respirar e caiu inconsciente.
A operação deixou os pulmões da estudante de psicologia da Colômbia ‘cheios de sangue’. Sua família conseguiu reanimá-la e levá-la às pressas para o hospital, mas Karen sofreu várias paradas cardíacas e continuou perdendo a consciência.
Karen estava lutando para respirar enquanto estava no hospital, então os médicos foram forçados a intubá-la, mas depois de seis paradas cardíacas, faleceu.
O irmão da jovem disse que ela estava em forma e saudável antes de ir à cirurgia em 29 de janeiros. Ainda relatou que os exames revelaram que Karen tinha uma quantidade considerável de sangue nos pulmões, traquéia e esôfago, impedindo-a de respirar.
A família planeja registrar uma queixa no Ministério Público para descobrir se houve alguma negligência médica no atendimento de Karen. A remodelação do nariz é uma operação complexa e traz alguns riscos à saúde.
De acordo com o Serviço Nacional de Saúde (National Health Service) da Inglaterra, a cirurgia de remodelação do nariz pode ocasionalmente resultar em dificuldade respiratória permanente, dano à parede da cartilagem entre as narinas, olfato alterado e hemorragias nasais intensas.