Na manhã desta sexta-feira (3), o governador Jerônimo Rodrigues, acompanhado do vice-governador, Geraldo Júnior, participou da sessão de abertura oficial da 20ª Legislatura da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador. Os deputados estaduais que tomaram posse, nesta quarta-feira (1º), participaram da solenidade e acompanharam o discurso do governador, que deixou uma mensagem para os parlamentares e para a sociedade baiana.
Em sua mensagem ao Legislativo, Jerônimo pediu união aos deputados, sejam eles da base de apoio ou da oposição ao governo. “Temos, pela frente, a tarefa de superar a cisão que extremou as relações entre nossa gente, nossas famílias, nossas amizades e a nossa convivência cotidiana. Teremos que enfrentar outros grandes desafios e, por isso, todos nós precisamos nos esforçar para o apaziguamento das relações. O diálogo respeitoso, franco e aberto será a tônica da minha relação com todos os representantes do povo baiano, independente de seus matizes político-partidários”.
Jerônimo ressaltou que o combate à fome, que foi agravada por causa dos impactos econômicos provocados pela pandemia de covid-19, será uma das principais missões do Governo Estadual para os próximos quatro anos. “É a nossa maior urgência. Será necessário e vamos implantar uma política de desenvolvimento econômico sustentável, capaz de gerar empregos, condição primordial para fazer a roda da economia girar. Ninguém, em sã consciência, consegue dormir tranquilo sabendo que 33,1 milhões de brasileiros sofrem, hoje, com a fome severa. Não dá para aceitar que 125 milhões de pessoas estejam submetidas a algum grau de insegurança alimentar. Isso corresponde a 58,7% da população do nosso país”, acrescentou.
Educação
O governador reforçou ainda compromisso do Estado com o desenvolvimento da Educação. “Meu governo avançará em um programa contextualizado de Alfabetização de Jovens e Adultos para trazer esse público para a sala de aula e lhe dar acesso, também, à Educação Profissional. Vamos seguir ampliando o número de escolas de Tempo Integral. Hoje, são 404 unidades escolares em 267 municípios que ofertam educação nessa modalidade, volume que já supera a meta estabelecida pelo Plano Estadual de Educação para 2026. Vou ampliar muito a oferta de ensino em tempo integral nos colégios do Estado nesses próximos quatro anos”.
Saúde
Para a área da Saúde, Jerônimo garantiu que continuará fazendo grandes investimentos para o fortalecimento dos serviços de média e alta complexidade em toda a Bahia. “Vou implantar sete novos Hospitais Regionais, alguns deles conjugados com maternidades de Alta Complexidade, como os de Ibotirama, Alagoinhas, Valença e na Bacia do Jacuípe. Todos terão leitos de UTI. O fortalecimento da Atenção Básica também é um ponto fundamental para dar mais eficiência à regulação de acesso às urgências e emergências e às demandas ambulatoriais”.
Segurança
Outro ponto de destaque na fala do governador foi o reforço na área da Segurança Pública. “Já nesses próximos meses, vamos entregar 793 novos pontos de imagem em 51 municípios do nosso Estado. Por sua vez, compreendo que o cuidado com a formação dos profissionais de Segurança Pública, precisa, e será contínuo, para assegurar um policiamento cada vez mais assertivo no combate ao crime e, sobretudo, para a proteção da sociedade”.