No verão, a chegada de turistas na capital baiana é ainda mais intensa. Pessoas de várias regiões do Brasil e do mundo escolhem Salvador para passar as férias, descansar e curtir os ensaios, shows e festivais que tomam conta da cidade durante a alta estação. Somente na última quarta-feira (18), mais de 12 mil turistas desembarcaram no município pelo mar.
As embarcações Aurora, Costa Firenze e MSC Seashore chegaram ainda pela manhã e atracaram no Terminal Marítimo de Passageiros, no Comércio.
Os visitantes que desembarcam na capital baiana durante a estação mais quente do ano poderão curtir um calendário intenso que estará recheado de eventos populares, além de toda a gastronomia, cultura, história e belezas naturais que estão presentes, sobretudo, nos mais de 60 quilômetros de orla marítima da cidade. A estimativa da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult) é que a cidade receba aproximadamente mais de 3 milhões de turistas entre dezembro deste ano até março de 2023.
As projeções são baseadas em estudos que prevêem dois tipos de cenários: conservador, de acordo com a manutenção das atuais condições mundiais (política e socioeconômica); e otimista, no qual os indicadores são favoráveis às atividades turísticas devido a uma possível melhora do panorama vigente. Desse modo, a ocupação hoteleira deverá alcançar entre 67% a 70%, enquanto a receita turística deve girar em torno de R$5 bilhões.