Lideranças do PT avisaram que devem frustrar as pretensões do deputado federal André Janones (Avante), que pleiteia apoio do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e do governo para assumir o comando da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara.
De acordo com informações da coluna de Igor Gadelha, no portal Metrópoles, em conversa com o parlamentar, os petistas apontaram dificuldades para apoiar sua candidatura para a cobiçada comissão.
Segundo a coluna, José Guimarães (CE), futuro líder do governo na Câmara dos Deputados, foi um dos nomes que se reuniram com Janones para discutir as demandas do aliado. Ele disse ao deputado que o comando da CCJ deve ser moeda de troca usada para construir uma base aliada do governo junto à Casa.
Conforme apurou a coluna, é provável que o próprio PT lance um nome próprio ou apoie um candidato de um partido maior, em troca de apoio ao governo. PL e União Brasil são duas das legendas que estão de olho na CCJ.
“Tenho consciência que isso [apoio do PT] não depende apenas do presidente Lula ou do partido. Essa é uma construção da Câmara dos Deputados”, declarou Janones, sobre o tema. Apesar disso, ele aponta como legítima a sua reivindicação por espaço, destacando que tem apoio popular e experiência para assumir o posto.