O governador eleito Jerônimo Rodrigues (PT) reuniu aliados, neste sábado (10), e apresentou os detalhes da reforma administrativa. A expectativa é de que o texto seja enviado para a Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) nesta segunda-feira (12).
Segundos informaram ao Metro1 os correligionários presentes no encontro, não haverá “nenhuma grande novidade” na estrutura do novo governo. Como já havia antecipado o Metro1, a Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS), de fato, será desmembrada e vai virar duas: uma de Justiça e Direitos Humanos, e a a outra de Assistência e Desenvolvimento Social.
Já a Secretaria de Promoção da Igualdade (Sepromi) vai virar a Secretaria de Promoção da Igualdade Racial e Povos Tradicionais. A política de juventude vai virar um órgão ligado direto ao Gabinete do Governador, cujo titular voltará a ter status de secretário.
Além disso, a Bahiatursa (Superintendência de Fomento ao Turismo do Estado da Bahia) será extinta e incorporada à Secretaria de Turismo (Setur).
Entre os presentes no encontro estavam: o vice-governador eleito Geraldo Júnior (MDB), o senador Otto Alencar (PSD), os deputados federais Lídice da Mata (PSB) e Pastor Sargento Isidório (Avante) e os presidentes do PT (Eden Valadares), PSC (Heber Santana), MDB (Alex Futuca) e PCdoB (Davidson Magalhães)