A definição do Grupo D da Copa do Mundo foi emocionante. A Austrália obteve uma surpreendente vitória de 1 a 0 sobre a Dinamarca nesta quarta-feira (30), em Al-Wakrah, e confirmou sua classificação como segunda colocada da chave. O gol da heroica passagem para as oitavas de final foi marcado por Leckie, aos 15 minutos do segundo tempo.
Semifinalista da última Euro e apontada por muitos como candidata a incomodar as grandes seleções nesta Copa do Mundo, a Dinamarca chegou ao confronto decisivo com a Austrália com apenas um ponto somado. Com a necessidade de vencer, o técnico Kasper Hjulmand desmanchou o sistema com três zagueiros das primeiras duas rodadas.
A postura mais ofensiva apareceu na prática desde o começo. A Austrália limitou-se apenas a defender na primeira meia-hora da partida. A Dinamarca conseguia chegar pelos dois lados, ainda que tivesse dificuldade para encontrar espaço dentro da área. Lindstrom teve a primeira chance, mas acabou travado na hora do chute.
Aos 10, Jensen recebeu livre pelo lado direito, invadiu a área, mas demorou para finalizar perdendo o ângulo. Ele até chutou forte, porém, em cima do goleiro Ryan. Olsen teve outra chance aos 13, a terceira oportunidade dinamarquesa.
O goleiro Ryan quase se complicou logo depois, aos 18, em cruzamento de Mehle. O lateral-esquerdo bateu forte para a pequena área e o goleiro australiano se atrapalhou, mas conseguiu, caído, chutar bola para longe, evitando o perigo.
A Austrália conseguiu chegar ao ataque apenas aos 25 com Mcgree, que bateu de bico para defesa de Schmeichel, que pegou em dois tempos.
Esse lance foi uma reação australiana que ajudou a conter o ímpeto da seleção dinamarquesa. Sem manter o ritmo, a equipe europeia não criou oportunidades no terço final do primeiro tempo. Assim, a partida foi para o intervalo com o placar em 0 a 0, favorável a Austrália já que neste momento Tunísia e França também empatavam sem gols.
A Dinamarca não conseguiu repetir na volta do intervalo aquela pressão do começo da partida. A Austrália fazia um jogo tranquilo segundo o empate, mas aos 11 minutos veio de Doha informação de um gol da Tunísia sobre a França. Com esse resultado, a Austrália também passou a precisar da vitória para avançar às oitavas de final.
A Austrália conseguiu. Aos 15, em contra-ataque, Leckie avançou, fez o corte em Mahle e chutou cruzado, no canto de Schmeichel para abrir o placar e recolocar a seleção da Oceania rumo às oitavas.
Precisando da virada para poder classificar, o técnico Kasper Hjulmand fez mais duas trocas na Dinamarca. Cornelius e Skov entraram nos lugares de Mahle e Olsen.
Os dinamarqueses foram como tudo ao ataque. Com pouco espaço pelo centro do campo, os lados para o cruzamento foram a alternativa. No entanto, a Austrália estava com a defesa bem postada para cortar essas jogadas pelo alto. Com uma defesa sólida e um gol com toque de qualidade de Leckie, a Austrália avançou para as oitavas de final da Copa com vitória.
GRUPO D — 3ª rodada — 30/11/2022
AUSTRÁLIA (1)
Ryan; Degenek, Souttar, Rowles e Behich; Leckie (Hrustic, 42’/2ºT), Irvine, Mooy, Goodwin (Baccus, INT); Duke (Maclaren, 42’/2ºT) e Macgree (Wright, 27’/2ºT).
Técnico: Graham Arnold.
DINAMARCA (0)
Schmeichel; Kristensen (Bah, INT), Andersen, Christensen, Maehle (Cornelius, 23’/2ºT); Jensen (Damsgaard, 14’/2ºT), Hojbjerg , Eriksen; Olsen (Skov 23’/2ºT), Braithwaite (Dolberg,14’/2ºT) e Lindstrom. Técnico: Kasper Hjulmand.
GOLS: Leckie (A), aos 15min do 2º tempo
CARTÕES AMARELOS: Behich, Degenek, Skov (A); Bah (D)
PÚBLICO: 41.232
ARBITRAGEM: Mustapha Ghorbal, auxiliado por Mokrane Gourari e Adbelhak Etchiali (trio argelino). VAR: Mauro Vigliano (ARG)
LOCAL: Estadio Al Janoub, em Al-Wakrah