Artistas baianos lamentam morte de Gal Costa, ícone da MPB

REGIÃO METROPOLITANA

Diversos artistas baianos lamentaram a morte de Gal Costa nesta quarta-feira (9). A cantora, considerada um dos ícones da MPB, era próxima de muitas figuras importantes da cultura do estado, especialmente dos “Doces Bárbaros”. O grupo formado nos anos 70 era composto por Gal, Maria Bethânia, Gilberto Gil e Caetano Veloso.

 

Confira algumas declarações:

 

Maria Bethânia

Parceira de Gal nos palcos e fora deles, Maria Betânia publicou um vídeo bastante emocionada, onde diz estar “em choque” pela notícia da morte da amiga.

“Em choque. Triste demais, difícil demais. Eu nunca pensei um dia chegar a vocês para falar sobre a dor de perder Gal. O Brasil, que ela sempre encantou com a sua voz única, magistral, hoje inteiro chora, como eu. Uma amiga que mesmo longe sempre mantive a admistração e respeito”, disse.

Caetano Veloso 

O artista ainda não se pronunciou sobre a morte de Gal Costa nas redes sociais. Em contrapartida, cerca de uma hora antes da notícia do falecimento da cantora, ele havia compartilhado um vídeo publicado originalmente na conta de Gal, onde aparece cantando junto com ela a canção “Sorte”, composição que fizeram em conjunto.

Gilberto Gil

“Nossa irmãzinha se foi… Gal, a quem chamava de Gaúcha. Fica a saudade pra mim, pra todos que eram próximos dela e pra tanta gente na extensão deste Brasil imenso que se encantava com o canto dela. Agora o canto dela fica conosco pro resto das nossas vidas, pra o tempo todo da nossa história’, escreveu o artista nas suas redes sociais.

No texto, Gil ainda fez referência à música “Viagem Passageira”, de Gal.

Ivete Sangalo

A cantora de axé compartilhou, nas redes sociais, um vídeo onde aparece junto com Gal no palco. Nele, as duas interpretam a música “Pérola Negra”, de Luiz Melodia, morto em 2017. Na legenda, ela escreveu: “Gal trouxe todas nós consigo. Um privilégio viver no mesmo tempo que essa voz única absoluta. Obrigada Gal. Siga em paz”.

Daniela Mercury

Daniela relembrou, com um vídeo, o último encontro que teve pessoalmente com Gal, quando assistiu a um show da cantora.

“Gal sempre arrebatadora no palco e nos camarins. E agora me pergunto: Como viver sem Gal? Estou partida ao meio. Não sei como me despedir da maior cantora da MPB. A gente nunca se despede dos eternos. A voz feminina mais bela e importante do mundo para mim”, diz trecho do texto publicado nas redes sociais.

Margareth Menezes

A cantora agradeceu a Gal pela personalidade e talento, e relembrou a sua juventude.

“Muito obrigada, Gal, por tantos caminhos que nos mostrou com sua figura maravilhosa, sua voz, sua ousadia, sua imagem, sua poesia, sua coragem, seus cabelos cacheados, a rosa vermelha nos cabelos arrepiados, sua barriga de fora, seus pés descalços, suas miçangas. Você foi a voz dos nossos sonhos de juventude”, escreveu Margareth.

adm

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *