O cantor e compositor Diumbanda, que retornou com a banda Companhia do Pagode, ao lado da dançarina Sara Verônica, realiza no próximo dia 27 (terça-feira), a partir das 18h, mais uma edição do Galo de Diumbanda, no bairro das Sete Portas, carinhosamente chamado de “Pela City”.
O que começou como uma reunião de amigos transformou-se num grande evento, que passou a envolver toda a comunidade, mobilizando também o comércio informal com vendas de quitutes e bebidas.
Devido à quantidade de pessoas, o evento que ocorria na rua passou a ser realizado num local fechado a fim de garantir a segurança de todos.
Na festa de comemoração dos 19 anos do Galo de Diumbanda, a comida servida será o caruru de Cosme e Damião. Neste ano, como são esperadas 3 mil pessoas, serão utilizados 30 mil quiabos.
Muitos artistas e amigos estarão presentes como: Pagode da Choca, Patrulha do Samba, Nivaldo Marques, Samba Trator, Fora da Mídia, La Fúria, Alice Morais, Beat Bom, Um Lance Só, Jota Zô, Jean Pierry, Jorginho Comancheiro e Firmino Neto.
O acesso se dará mediante a doação de1kg de alimento não perecível, exceto sal. Todos os alimentos arrecadados serão doados ao NACCI (Núcleo de Apoio ao Combate ao Câncer Infantil), que fica no bairro da Saúde, em Salvador.
Ação Social
O Galo de Diumbanda adquiriu cunho social. Além da movimentação financeira da comunidade, existe a preparação profissional do adolescente para que tenha uma profissão: “Temos cursos de mecânica, chaparia, pintura, eletricista para adolescentes da comunidade. Temos duas auto-escolas parceiras, compramos o laudo para a garotada que completa 18 anos ter mais oportunidade de inserção no mercado de trabalho e construir um futuro melhor.”, explica o artista.
História
Quando Diumbanda era criança seus pais realizavam o caruru no Mercado das Sete Portas. Com o passar do tempo, ele assumiu a responsabilidade, junto com sua irmã Inês, seu braço direito, e demias familiares. E em 2004 veio a oportunidade de levar para o Pela Porco, onde houve a revitalização da região, com o apoio de alguns amigos, parceiros e autoridades.
” Não temos mais ocorrência desde que o projeto social foi implantado num lugar onde antes morriam dois ou três, por dia”, pontua Diumbanda.
O artista vai aproveitar este momento de confraternização para registrar imagens para o audiovisual que está gravando. Este ano, o evento conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Salvador e a Saltur.