Foto: Luís Pereira
O Itaparica Literária – Festival Cultural Literário Internacional de Itaparica será realizado, em sua primeira edição, de 01 a 04 de setembro de 2022, em parceria com a prefeitura Municipal de Itaparica e CALI Cachoeira Literária. O festival terá como homenageada Maria Felipa, importante mulher heroína itaparicana. O Festival acontecerá em diversos espaços do entorno da Praça do Campo Formoso, sendo a programação composta por apresentações artísticas, encontros, bate-papos, intervenções urbanas, lançamento de livros e afins. Serão quatro dias com grandes nomes da literatura num evento que também irá abordar a importância dos 200 anos da Independência do Brasil na Bahia.
A programação tem a curadoria do ex-reitor da UFRB e atual presidente do Conselho Estadual de Educação da Bahia, Professor Paulo Gabriel Naccif. Fazem parte ainda nomes como Dra. Cassi Ladi Reis Coutinho e Régia Mabel da Silva Freitas. Serão lançados livros de Yalle Tárique, Aila Boler, Marcia Mendes e Marcos Café.
No dia 1º a programação conta com o Grupo Cultural “Os guaranis”, apresentação sobre Maria Felipa, mesa redonda com Paulo Gabriel Nassif, Manoel Passos Pereira, Sérgio Guerra e coordenação da mesa de Marcia Mendes sobre Itaparica e o contexto histórico do BI Centenário da Independência da Bahia.
O dia conta também com lançamento do livro O processo da Independência do Brasil no Recôncavo Baiano, do historiador Manoel Passos Pereira e Maria Felipa: Força e poesia de Márcia Mendes, diálogos literários e mostra de arte com os estudantes da rede de ensino e contação de histórias. A programação musical fica por conta de José Maurício e Betho Wilson e J. Veloso e Gerônimo com o show “Homem, menino, menina e mulher”.
O dia 2, sexta-feira, tem os bate-papos As Heroínas da Independência da Bahia e Maria Felipa e sua importância histórica na literatura brasileira. A programação segue com o lançamento do livro As Muitas Mulheres em Mim, de Marcia Moreira e Aruak e os estranhos seres, de Jair Araújo, oficina sobre xilogravura e contação de histórias. O show fica por conta da ancestralidade de Gege Nagô.
O sábado, dia 3, contará com os bate-papos Mulher de hoje e direitos sociais com Dra. Georgina Gonçalves dos Santos e A Mulher Heroína nos dias de hoje com a Dra. Cassi Ladi Reis Coutinho. Serão lançados os livros Tentaram calar a nossa voz, de Priscila Oliveira e IGBO e as princesas, de Marcos Café. O dia conta com oficina sobre cordel, contação de histórias e shows na Praça do Campo Formoso.
O evento se encerra com Grupo de Capoeira União, bate-papo literário Artes Negras, Culturas Africanas e Afro Brasileira com Dra. Regina Mabel da Silva Freitas, roda de conversa com mulheres com o tema A ARTE FEMININA com a mestra de capoeira Omara Silva e mestra em Comunicação Renata Dias, lançamento do Livro – As Cartas que ficaram na Bagagem, de Aila Boler e show da Orquestra Feminina Maria Felipa.
O evento ainda conta com feira de economia criativa na praça do Campo Formoso, exposição Arte e Fama, do artista Luiz Lourenço no salão Tupinambá e intervenção artística Pés de livros, de Rogério Santana nas árvores da praça do Campo Formoso.
Agenda Primeira edição do festival Itaparica Literária Quando: 01 a 4 de setembro (quinta-feira a domingo) Onde: Itaparica Aberto ao público