A nova rodada da pesquisa PoderData, realizada entre os dias 17 e 19 de julho, publicada nesta quarta-feira (20), aponta que a vantagem do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sobre Jair Bolsonaro (PL) na corrida presidencial caiu para seis pontos percentuais. O petista aparece com 43% contra 37% do atual chefe do Executivo na simulação do primeiro turno.
Na última pesquisa realizada pelo PoderData, entre os dias 3 e 5 de julho, a diferença entre os principais candidatos era de oito pontos percentuais. Lula tinha 44% contra 36% do presidente.
Essa foi a menor diferença registrada entre Lula e Bolsonaro desde abril de 2022, quando a distância do petista para o atual presidente era de cinco pontos percentuais (41% a 36%).
Ainda no levantamento divulgado nesta quarta, o pré-candidato do PDT, Ciro Gomes, segue na terceira posição, com 6% das intenções de voto. Simone Tebet (MDB) aparece em seguida, com 3%, a frente de André Janones (Avante), que tem 2%, e Pablo Marçal (Pros), com 1%. Os outros pré-candidatos não pontuaram na pesquisa.
2º turno
Em contramão ao índice observado no primeiro turno, a pesquisa PoderData apontou que o ex-presidente Lula aumentou sua vantagem para Bolsonaro em uma eventual disputa entre ambos no segundo turno das eleições.
No levantamento, o petista apareceu com 51% das intenções de voto, contra 38% do atual presidente. Entrevistados que optaram pelo voto branco/nulo ou não souberam responder a pesquisa chegaram a 9% e 2%, respectivamente.
Na última pesquisa, a diferença era de 12 pontos percentuais entre ambos no segundo turno. Lula tinha 50%, contra 38% de Bolsonaro.
A pesquisa foi realizada pelo PoderData, empresa do grupo Poder360 Jornalismo, com recursos próprios. Os dados foram coletados de 17 a 19 de julho de 2022, por meio de ligações para celulares e telefones fixos. Foram 3.000 entrevistas em 309 municípios nas 27 unidades da Federação. A margem de erro é de 2 pontos percentuais. O intervalo de confiança é de 95%. O registro no TSE é BR-07122/2022.