A Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre), responsável por administrar a Arena Aquática Salvador, esclarece que, os resultados dos exames laboratoriais realizados estão regulares e não apresentam qualquer tipo de infecção.
Segundo a gestão, os exames foram realizados a partir de amostras colhidas da água da piscina, pela Empresa CIMAI Brasil Manutenção de Piscinas. Assim sendo, o equipamento não foi responsável pelo surto da possível virose que afetou cerca de 100 atletas e resultou no cancelamento do Campeonato Brasileiro Interclubes Júnior de Natação de Inverno
O secretário de Promoção Social e Combate à Pobreza, Daniel Ribeiro, lamenta o cancelamento e reitera que a Sempre não somente apoia os atletas vitimados pelo impasse, como também os que se mobilizaram para desembarcar em Salvador e participar com empenho da competição.
“Nos últimos meses realizamos quatro campeonatos de grande porte e em nível estadual na Arena Aquática também e nada semelhante ocorreu, mas estamos vivendo um período pandêmico, com diversas viroses ocorrendo em todo país e não podemos responsabilizar uma piscina olímpica antes de termos um laudo”, frisou, reforçando ainda a necessidade de cautela em decisões como esta em que envolve um total de 500 atletas disputando.
Ribeiro reforçou que a arena dispõe de dois filtros Defender, considerado o melhor que existe no mercado mundial para tratamento da água que fazem a filtragem da água da piscina de forma ininterrupta, 24 horas por dia. “Eles sabiam da nossa idoneidade e como forma de minimizar os prejuízos pelo cancelamento do Campeonato criaram um campeonato paralelo – Troféu Cidade de Salvador e permanecem aqui, competindo. Com base nisso, vamos permanecer estimulando o esporte e investindo para transformar Salvador na capital do esporte e da natação”, concluiu.
Entenda
O Campeonato Brasileiro Interclubes Junior de Natação de Inverno, iniciado na terça-feira (5), na Arena Aquática de Salvador, na Pituba, foi cancelado após atletas relatarem mal estar. O cancelamento foi confirmado pela Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA).
Segundo a entidade, nadadores que participaram do campeonato passaram mal, com sintomas como diarreia. A Confederação lamentou o ocorrido e afirmou que “antes de pensar em promover belos espetáculos nas piscinas, precisa pensar na saúde de todos os amantes da Natação”. A CBDA ainda disse que “esgotou todas as alternativas” e, por isso, foi tomada a decisão de cancelar a competição.
A Vigilância Sanitária de Salvador informou que está investigando o que pode ter causado o mal estar dos atletas que participaram do campeonato.
Com o cancelamento, não haverá clube campeão da competição em 2022.