O 5G chegou em Brasília na quarta-feira (6/7) e, com isso, cidadãos de todo o Brasil querem saber quando poderão começar a usar a rede de internet móvel muito mais veloz. Em Salvador, a expectativa é que comece a funcionar até o dia 29 de setembro deste ano, segundo informa a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).
Além de conexão com velocidade ultrarrápida, a quinta geração de internet móvel, popularmente chamada de 5G, promete avanços de tecnologias como carros que dirigem sozinhos e a possibilidade de conectar, simultaneamente, diversos objetos à mesma rede sem que haja intercorrências.
Para ter acesso ao 5G, no entanto, é preciso, antes de tudo, ter um celular compatível com a tecnologia. Atualmente, cerca de 60 modelos, a partir de R$ 1.300, estão homologados, de acordo com a Anatel (lista ao final da matéria). A tendência é que, com o tempo, todos os smartphones sejam compatíveis.
A tecnologia seria implementada até o dia 31 de julho, inicialmente, em todas as capitais brasileiras, mas o prazo foi adiado devido às dificuldades de logística. Nas demais cidades, a previsão de instalação é para o final de 2023.
Para todas as cidades do Brasil com mais de 30 mil habitantes, o prazo de implantação é julho de 2029. É possível checar mais informações sobre o cumprimento das metas no site da Anatel (clique aqui).