“Infelizmente, fui vítima de uma inverdade”. É assim que começa a nota pública divulgada pelo advogado Vitor Viana na noite desta quarta-feira (16). Acusado pela mãe da sua filha de atrasar frequentemente o pagamento de pensões, ele lamentou a exposição injusta e respondeu às acusações com documentos que comprovam os pagamentos em dia.
O Metro1 teve acesso aos extratos dos pagamentos dos últimos 12 meses, enviados pelo pai. Apenas neste mês, o valor integral não pôde ser depositado. Ele diz que a situação é circunstancial e foi comunicada previamente. “Excepcionalmente, neste mês de junho/22, por não ter recebido alguns pagamentos, fiquei inadimplente em algumas despesas, e somente tive condições de depositar cerca de 2/3 da pensão. Tudo foi avisado previamente e a quitação acontecerá tão logo”, garantiu.
Mãe da menina de 10 anos, a servidora pública Renata Passos havia apontado um atraso de pelo menos seis meses no pagamento da pensão alimentícia pelo pai da criança. No seu desabafo, ela ressaltou que a sua revolta é causada especialmente por uma suposta incoerência nas alegações do pai. Entre outras coisas, ela citou uma viagem programada para correr uma maratona no Rio de Janeiro.
Prestador de serviço autônomo, Viana respondeu que enfrenta dificuldades, intensificadas pela pandemia. “A pandemia impactou em minha vida. Atualmente não possuo reservas, precisei voltar a estudar para encontrar novas alternativas e para completar fui desligado de um cargo público desde setembro de 2021. Atualmente resido com a minha nova companheira, vale ressaltar, no apartamento emprestado por minha sogra”, expôs.
Em relação à maratona no Rio de Janeiro, o advogado ressaltou que é patrocinado pela Ordem dos Advogados do Brasil seção Bahia (OAB-BA), através da Caixa de Assistência dos Advogados da Bahia (CAAB).
“Não sei o que motivou as acusações injustas dirigidas contra mim, ainda estou perplexo e sem entender”, escreveu Viana. “Quem me conhece sabe que sou um pai dedicado e presente. Realizo o pagamento da pensão com amor e intenção de oferecer as melhores condições de vida para a minha filha”, acrescentou, reforçando que esta é a sua maior preocupação no momento.