Foto: Divulgação
A história da educação do Brasil se confunde com a do Conselho Estadual de Educação da Bahia. Nascido em 25 de maio de 1842, o órgão completa 180 anos. Pararefletir e comemorar a data, uma solenidade no Teatro Castro Alves celebra o aniversário desta importante instituição com a conferênciado professor Aloísio Mercadante. No próximo dia 30, a partir das 19 horas, o evento contará com apresentação de André Macedo, cantando Moraes Moreira e com participação de Armandinho.
Está prevista também apresentação do Ilê Aiyê. No local, com o acervo da Escola Parque, estará a exposição Anísio Teixeira e a Arte na Educação com pinturas e murais de importantes artistas baianos, como Mário Cravo e Jenner Augusto, além de Carybé.
Atualmente o CEE/BA tem como presidente o professor Paulo Gabriel Nacif (Professor Titular da UFRB) e como vice-presidente Roberto Gondim (Professor Pleno da UESB). Na ocasião será entregue uma comenda alusiva ao aniversário do Conselho, fazendo referência à data de criação do CEE-BA e ao Educador Anísio Teixeira, patrono do órgão colegiado.
A história – O Brasil ainda era governado por um rei e a escravidão ainda vigia quando o primeiro Conselho de Educação surgiu. O órgão colegiado, criado como ‘Conselho de Instrução Pública’, pela Lei 172 de 25 de maio de 1842, tinha a função de interferir e regular a educação oferecida na então província.
Já passaram pelo Conselho nomes Anísio Teixeira, Arany Santana, Ruy Barbosa, Raymundo Matta, Carmem Spinola Teixeira, Iracy Picanço, Ivete Sacramento e Edvaldo Boaventura. Atualmente é um órgão autônomo que delibera, fiscaliza e dá consultoria às instituições de ensino do estado, públicas e privadas.
São atribuições atuais do CEE/BA credenciar instituições, autorizar funcionamento de cursos, reconhecer cursos superiores ministrados pelas universidades estaduais, viabilizar regularização de vida escolar, apurar denúncias envolvendo estabelecimentos de ensino e fornecer orientações.
AGENDA
Conselho Estadual de Educação da Bahia festeja 180 anos
Apresentação de André Macedo e participação de Armandinho
Solenidade no Teatro Castro Alves
Horário: 19 h