Foto: Thierri Oliveira
Com participações internacionais, o 6º Festival de Teatro da Caatinga, que está acontecendo até o dia 29, em Irecê, Uibaí e Senhor do Bonfim, mostra ao público que não existem fronteiras para a cultura. O ator francês Théophile Choquet e o também ator, professor e diretor espanhol Luis Jimenez são as presenças europeias que promovem o intercâmbio teatral de suas experiências internacionais com o festival.
Luis Jimenez está desenvolvendo um workshop do Jogo ao Bufão com atores de Irecê e o resultado será apresentado no último dia do festival (29) encerrando a mostra desta edição.
Théophile Choquet, vai apresentar a performance poética interativa “Um Ator e poemas”, preparada especialmente para o festival, no dia 28, às 19:30, além de abrir, junto com o diretor artístico do Festival de Teatro da Caatinga, Paulo Atto, o Seminário Internacional “O teatro e suas fronteiras”, que terá início nesta terça-feira (26) e tem o mesmo tema do festival. O seminário promove um intercâmbio territorial com representantes de outros territórios da Bahia e conta com as participações de Luis Jimenez, do ator Rafael Magalhães, e da russa Elena Vássina, que participa de forma online. Profissionais de várias partes da Bahia marcam presença no seminário.
O projeto foi contemplado pelo Edital Setorial de Teatro 2019 e tem apoio financeiro do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda, Fundação Cultural do Estado da Bahia e Secretaria de Cultura da Bahia. O Festival de Teatro da Caatinga também conta com apoio das Prefeituras Municipais das cidades de Irecê e de Senhor do Bonfim, através da Secretaria Municipal de Cultura de cada cidade.