Uma casa de shows na Rua do Alto do Andu começou a ser demolida na manhã desta terça-feira (22), pelo governo da Bahia. O estabelecimento está localizado em uma área remanescente de Mata Atlântica, que faz parte do Parque de Pituaçu, segundo justificou o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema).
A ação de derrubada começou logo cedo, contando com a presença de técnicos do Inema, Policiais Militares e a Polícia Ambiental.
O Inema afirmou ter uma decisão judicial para realizar a demolição. O dono da casa de shows, no entanto, disse que o processo ainda está em andamento na Justiça e, por isso, a demolição não poderia ocorrer.
Em entrevista à TV Bahia, o empresário Ricardo Gaban disse que a área está em sua família há mais de 50 anos, quando foi comprada pela sogra. Gaban afirmou ainda que, em 2012, houve uma setença favorável ao estado da Bahia. Mas a decisão, segundo ele, teria sido contestada e o processo ainda não teve uma decisão final.
O Inema, no entanto, apresentou uma decisão julgada em novembro de 2021, em que foi determinada a desocupação do local em até 10 dias, sob pena de evacuação compulsória.