Em cessar-fogo, civis começam a deixar Ucrânia através de corredores humanitários

MUNDO REGIÃO METROPOLITANA

Após impasse com o governo ucraniano, a Rússia abriu nesta terça-feira (8) novos corredores humanitários para a retirada de civis da Ucrânia. Moradores de Sumi e Irpin, próxima a Kiev, já começaram a deixar as cidades.

Para que a retirada seja feita, foi estabelecido um acordo de cessar-fogo temporário, que entrou em vigor às 10h, no horário local.

“Nós já começamos a retirada de civis de Sumi para Poltava [região central da Ucrânia]. Pedimos para que a Rússia aceite outros corredores humanitários na Ucrânia”, disse o ministro das Relações Exteriores ucraniano, Dmitro Kuleba, em uma rede social. Esta é a quarta tentativa para a retirada de civis de áreas de confronto. Anteriormente, o acordo de cessar-fogo não havia sido cumprido pela Rússia.

Já na última segunda-feira (7), os russos haviam feito uma outra proposta para retirada de civis, mas que foi rechaçada por Kiev. Moscou pretendia retirar os civis e, em algumas das rotas, direcioná-los para cidades russas e belarrusas. A Ucrânia não aceitou o plano.

Segundo o jornal Folha de S. Paulo, ainda nesta terça, antes da abertura dos corredores humanitários, ao menos 21 pessoas – incluindo duas crianças – morreram em um bombardeio em Sumi, cidade que tem sido palco de ataques violentos nos últimos dias.

Outras notícias sobreMundo

adm

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *