O atacante David, 22 anos, revelação do Vitória na última temporada, foi contratado pelo Metalist da Ucrânia no início deste mês. O clube é sediado em Kharkiv, uma das nove cidades atingidas pelos bombardeios russo durante a invasão ao território ucraniano nesta quarta-feira (22). David, porém, está treinando na Turquia junto com o restante da equipe, que está realizando a pré-temporada.
“Eu ainda não pisei na Ucrânia. Vim direto para a Turquia para realizar a pré-temporada com a equipe. Eu não sei direito o que está acontecendo, mas graças a Deus ninguém da equipe está correndo risco nesse momento”, contou David ao Metro1.
O time voltaria para Kharkiv nesta quinta-feira (24) porque iria realizar sua primeira partida pela Copa da Ucrânia na próxima terça-feira. No entanto, todos os voos comerciais foram cancelados após o início da ofensiva russa. David saiu do Brasil direto para Turquia, onde chegou no dia 04 de fevereiro.
O jogador está se apegando à fé e reza para o fim do conflito. “Nessas horas, a gente tem que pedir a Deus misericórdia para que ele possa acalmar essa guerra porque é o único que pode acalmar essa guerra. Só é ele”, declara.
David lamenta a ocorrência do conflito e disse ter ido para Ucrânia em busca da realização de um sonho. “Eu vim atrás de um sonho na Europa e acaba acontecendo isso. Enfim… Eu torço para que essa guerra passe logo. Estou orando, pedindo a Deus, porque é o único que pode fazer todas as coisas”, diz o jogador.
O Metalist comprou os direitos federativos de David junto ao Vitória por 1,2 milhão de euros (R$ 7,250 milhões). O jogador assinou contrato até junho de 2025 com a equipe ucraniana. David formou-se nas categorias de base do Vitória e deixou o clube após 11 anos.