Durante um ato da prefeitura, realizado na manhã desta quinta-feira (17), na Boca do Rio, o prefeito Bruno Reis (DEM) revelou os detalhes do projeto de lei SOS Cultura II, que visa oferecer um auxílio aos trabalhadores do setor, no sentido de minimizar os impactos pela não realização do Carnaval em Salvador neste ano.
Em contato com a imprensa, o gestor reafirmou que pretende realizar o pagamento do auxílio até a próxima sexta-feira (25). Segundo Bruno Reis, ao todo, R$ 18 milhões foram destinados ao projeto pela prefeitura.
“Nós vamos encaminhar à Câmara de Vereadores, ainda hoje, o projeto com uma solicitação de autorização do legislativo para fazer o pagamento de 2 salários mínimos aos trabalhadores do setor cultural da nossa cidade. A nossa expectativa é que possam aprovar no início da próxima semana, para que esse pagamento ocorra até a sexta-feira antes do Carnaval.[…] A prefeitura esta disponibilizando 18 milhões de reais para beneficiar quase 7.500 trabalhadores desse setor”, revelou o prefeito.
Ainda em conversa com a imprensa, Bruno afirmou que apenas pequenos produtores culturais serão beneficiados pelo auxílio, que será pago em uma parcela única no valor de R$ 2.424.
“O critério é amenizar o sofrimento de quem esta praticamente sem renda há quase dois anos. Estou falando de pequenos músicos, artistas, pessoas que trabalham nas montagens dos camarotes, pessoas que trabalham com buffet e ornamentação. São pequenos produtores do setor cultural. Pequenos músicos que vivem de uma semanada, que vivem de um pequeno cachê que ganhavam em eventos realizados durante o final de semana. Muitos estão passando por extrema dificuldade”, explicou o gestor.