Com o Grupo de Transição (GT) em campo, o Grêmio estreou no Campeonato Gaúcho na noite de quarta-feira (26), na Arena, com o pé direito. O dono da casa enfrentou o Caxias e com gols de Elias Manoel venceu o time da Serra por 2 a 1. Heitor descontou para os visitantes. Neste sábado (29), o Tricolor enfrenta o Brasil de Pelotas, no Estádio Bento Freitas, às 16h30.
Após o jogo, o técnico do GT falou, em coletiva à imprensa, sobre o desempenho do time no primeiro desafio oficial da temporada. “Encaramos o jogo como uma grande oportunidade. Óbvio que, como é uma estreia, temos muitas coisas para ajustar. Mas acho que foi uma grande partida.”
Primeiro tempo
Antes do primeiro minuto, os gremistas já ameaçaram com Pedro Lucas, que pegou a sobra de uma jogada de Rildo e Varela, desviou da marcação e finalizou, obrigando boa defesa do goleiro Marcelo Pitol.
Já o time de Caxias do Sul respondeu com Renan Oliveira, que recebeu na meia direita e arriscou de fora da área, mas Felipe fez boa defesa, espalmando a escanteio.
Próximo dos dez primeiros minutos, o Grêmio teve seu primeiro escanteio na partida. Guilherme Guedes fez a cobrança, colocando a bola na área, mas a defesa adversária conseguiu afastar e ao final ganhar o tiro de meta.
O Caxias levou muito perigo a meta gremista com Giovane Gomez, que após bate rebate, desviou de cabeça, mas não passou por Felipe, que operou uma grande defesa, com 13’ jogados.
A segunda finalização do Tricolor saiu dos pés de Varela, que arriscou de longe, próximo do círculo central, mas a bola saiu à direita da meta adversária e se perdeu pela linha de fundo, aos 22’.
Foi aos 31 minutos da etapa inicial que o Grêmio abriu o marcador. Após uma rápida jogada de Rildo pela direita, a bola chegou a Elias na pequena área, que mandou para o fundo das redes, sem nenhuma chance de defesa do goleiro Marcelo Pitol.
Dez minutos depois, o Tricolor chegou bem novamente com uma triangulação pela esquerda. Pedro Lucas recebeu e acionou Vini Paulista mais a linha de fundo, que chutou em curva. Por pouco não saiu o segundo gol gremista.
Segundo tempo
Antes dos 10 minutos do segundo tempo, o Tricolor chegou bem com Vini Paulista acionando Elias dentro da área, mas o atacante acabou derrubado com falta cometida por Rafael Dumas. Foi o camisa 9 mesmo quem cobrou – encheu o pé e estufou as redes adversárias, assinalando o segundo na partida.
O Caxias criou uma nova oportunidade, mas novamente parou em Felipe Scheibig, que fez outra grande defesa. No lance, França chutou forte e goleiro gremista espalmou.
O técnico Cesar Lopes providenciou sua primeira mudança na partida: Colocou Wesley no lugar de Elias, com 19 minutos.
Felipe seguiu fazendo grandes defesas na etapa complementar. Aos 23’, após escanteio, o atacante do Caxias desviou a gol e o arqueiro fez outra boa defesa.
Outras duas mudanças no time gremista: Guilherme Azevedo e Frizzo ocuparam os lugares de Rildo e Vini Paulista.
O time da serra seguiu buscando descontar no marcador e teve uma sequência de escanteios. Tanto insistiu que conseguiu marcar o gol. Após a bola ser alçada na área, ela bateu em Heitor e acabou cruzando a linha da meta gremista, com 30’ jogados.
Mais uma alteração na equipe gremista: Gazão ocupou a posição de Bitello.
O Tricolor teve uma chance em cobrança de falta, mas a defesa do Caxias afastou. Em resposta, o Grêmio se lançou em contra-ataque, foi a linha de fundo com Frizzo, que cruzou – a zaga cortou.
Na reta final, os visitantes tiveram ainda mais uma chance em cobrança de escanteio, mas a defesa fez um novo corte.
O Grêmio ainda teve uma falta a seu favor da intermediária, pela direita. Guilherme Guedes cobrou, mas a bola acabou nas mãos de Marcelo Pitol.
O próximo compromisso do Grêmio será no sábado (29), às 16h30, diante do Brasil de Pelotas, no Estádio Bento Freitas.
Ficha técnica
— Grêmio: Felipe Scheibig; Felipe, Ericson, Heitor e Guilherme Guedes; Jhonata Varela e Bitello (Gazão); Vini Paulista (Matheus Frizzo), Pedro Lucas e Rildo (Guilherme Azevedo); Elias Manoel (Wesley). Técnico: César Lopes.
— Caxias: Marcelo Pitol; Marcelo, Rafael Dumas, Thiago Sales e Rennan Siqueira; Amaral, Davi Lopes e Renan Oliveira (Diogo Sodré); França, Matheusinho (William) e Giovane (Batista). Técnico: Rogério Zimermann.
— Arbitragem: Leandro Vuaden, auxiliado por Michael Stanislau e Otavio Legramanti.