O tricolor baiano está de luto. Leonardo Conceição Cardoso, mais conhecido como Nadinho, o primeiro goleiro campeão brasileiro da história, pelo Bahia de 1959, morreu nesta quinta-feira (20/1), aos 91 anos, em Salvador. Ele sofreu uma parada cardiorrespiratória em decorrência da Covid-19.
Em nota, o clube manifestou solidariedade aos familiares e amigos do ex-goleiro, que nos últimos tempos estava morando em um abrigo para idosos, já debilitado, e diagnosticado com Alzheimer.
Nadinho teve dois filhos, Lúcio e Leonardo, e também deixa a esposa, Tereza, e dois netos.
Nadinho era um dos dois heróis ainda vivos do elenco que conquistou o país contra o Santos de Pelé, junto com o ex-zagueiro Henricão.
Ao todo, disputou 421 jogos pelo clube – em 177 deles o time não sofreu gols – ao longo de nada menos que 12 temporadas (1951 e de 58 a 68). Faturou seis títulos baianos e era o goleiro com mais partidas da história azul, vermelha e branca.
Ainda jovem, iniciou sua coleção de glórias com o primeiro troféu da história da Fonte Nova, no time reserva, ao vencer o Torneio Otávio Mangabeira, em 1951, enquanto o time titular estava em excursão.
Em 2011, marcou inesquecível presença no filme Bahêa Minha Vida. Em 2020, recebeu do Conselho Deliberativo do Bahia o Diploma do Mérito Esportivo.