A atriz Françoise Forton teve o seu corpo velado no tradicional Teatro Tablado, na Zona Sul Rio de Janeiro, nesta segunda-feira, 17 de janeiro. Às 16h, o corpo será cremado no Cemitério da Penitência, localizado no Caju, Zona Portuária da capital carioca.
A atriz morreu no domingo, 16 de janeiro, aos 64 anos. Ela tratava um câncer e estava internada havia quatro meses na clínica São Vicente, também na Zona Sul do Rio. A doença começou na região da bacia da artista e, posteriormente, chegou aos pulmões.
Mas essa não foi a primeira vez que ela lutou contra a doença. Na época em que gravava a novela “Tieta”, Françoise teve um câncer de útero e manteve segredo quanto a isso, mas decidiu falar do diagnóstico em busca de alertar as mulheres, de acordo com o jornal O Globo.
Em 2020, durante participação no programa “Encontro”, apresentado por Fátima Bernardes, Forton comentou: “Não falava da doença, fiquei dez anos sem falar. Hoje, faço questão de ir a público, poder participar das crianças. Minha vida mudou inteiramente. Eu me reeduquei, mudei a minha alimentação.”
Nascida no Rio de Janeiro no dia 8 de julho de 1957, Françoise era filha de pai francês e mãe brasileira. Fez a sua estreia ainda adolescente, em 1969, na novela “A última valsa”, da TV Globo. Desde então, participou de mais de 40 novelas e diversas outras aparições na televisão. Seu último trabalho foi em 2019, em “Amor Sem Igual”, da Record TV.