A Polícia Civil encontrou na tarde desta quinta-feira (13) o corpo da jovem de 22 anos que desapareceu depois de ligar para o pai e contar que tinha sofrido um acidente no interior de São Paulo.
Segundo a Polícia Civil, o corpo de Kathia Fernandes Oliveira foi encontrado dentro do Rio Novo, a cerca de 500 metros de onde o carro dela havia sido localizado na terça-feira (11), entre Águas de Santa Bárbara e Iaras (SP).
O delegado Omar Zedan Vieira, responsável pelas investigações, contou que o corpo estava enroscado no fundo do rio e foi encaminhado para exame necroscópico, que vai ajudar a polícia a descobrir a causa da morte dela.
Durante a manhã, a Polícia Civil ouviu o rapaz de Iaras com quem Kathia iria se encontrar antes de desaparecer e também o ex-namorado dela, de Manduri. No entanto, o delegado ressaltou que eles não são considerados suspeitos do sumiço da jovem.
Além dos depoimentos, a polícia também está analisando imagens de câmeras de segurança para tentar encontrar Kathia. Um vídeo gravado pela câmera de um posto de combustíveis em Manduri mostra que a jovem parou para abastecer o carro momentos antes de desaparecer.
No vídeo que o g1 teve acesso, é possível ver que um carro vermelho entra no estabelecimento às 21h48 de segunda-feira (10) e para ao lado da bomba. Segundos depois, a motorista é atendida e aparenta estar sozinha no veículo (veja acima).
Conforme a Polícia Civil, não é possível considerar exatamente o horário da câmera de segurança do posto de combustíveis. Funcionários do posto disseram que era Kathia no veículo, que ela costumava abastecer o carro no local e passou pelo posto por volta das 20h30.
Segundo a família, às 20h49, a jovem fez uma ligação para o pai, contando que tinha sofrido um acidente. À polícia, a família disse que a ligação estava ruim e que não conseguiu retornar a chamada.
Família recebeu chamada de Kathia às 20h49 de segunda-feira (10) — Foto: Arquivo pessoal – Jaqueira News
Por conta disso, parentes começaram a fazer buscas e entraram em contato com amigos da jovem, mas não tiveram sucesso.
O desaparecimento de Kathia foi registrado na terça-feira (11) e, por volta das 18h, o carro dela foi encontrado dentro do Rio Novo, às margens da Rodovia Vicinal Jair Gilberto Campaneti. Outro vídeo mostra o veículo sendo retirado do rio pelos bombeiros (veja abaixo).
Carro de jovem desaparecida foi retirado de rio em Águas de Santa Bárbara
Desaparecimento
Segundo o boletim de ocorrência, a jovem, que mora em Óleo, disse à família que iria dar uma volta na noite de segunda-feira (10) e logo retornaria para a casa. Pouco tempo depois, o pai recebeu a ligação da filha contando que tinha sofrido um acidente.
“Um morador de Iaras disse que tinha marcado um encontro com Kathia, mas que ela não tinha aparecido. Ele até mostrou uma mensagem que Kathia enviou para ele, dizendo que estava abastecendo o carro e logo chegaria”, conta a irmã de Kathia, Thaimara Souza.
Kathia Fernandes Oliveira desapareceu após ligar para e contar que sofreu um acidente em Águas de Santa Bárbara — Foto: Facebook/ Reprodução
Thaimara contou ao g1 que foi até o posto de combustíveis onde a família costuma abastecer, em Manduri, e que funcionários confirmaram que Kathia passou pelo local.
“Fizemos o possível percurso e vimos que, perto da ponte, havia uma cerca estourada e que o palanque estava com marcas de tinta vermelha, a mesma cor do carro de Kathia. Meu coração ficou apertado. Perto do rio, meu esposo encontrou a placa do carro e mergulhou para ver se encontrava alguma coisa. Então, chamamos a polícia e o Corpo de Bombeiros, que tiraram o carro.”
O Corpo de Bombeiros de Avaré informou que fez buscas na quarta-feira (12), inclusive com equipe de mergulhadores, mas não encontrou ninguém dentro do carro ou às margens do rio. Nesta quinta (13), as buscas foram retomadas pela Polícia Civil.
A Polícia Civil de Águas de Santa Bárbara informou que está investigando o caso, com apoio das equipes de Óleo, Manduri e Iaras. Foi feita perícia no local em que o carro foi encontrado e as equipes trabalham com várias linhas de investigação.
Segundo o delegado, a polícia também pediu a quebra de sigilo telefônico da jovem, mas o celular dela não foi encontrado.