O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou à cúpula do PT que não abre mão de que o partido tenha candidato ao Governo da Bahia. Desta forma, ele bate pé firme na pré-candidatura do senador Jaques Wagner. A informação é do colunista Guilherme Amado, do portal Metrópoles.
De acordo com a publicação, o petista passa férias no litoral paulista. Contudo, antes de tirar o período sabático, deixou algumas recomendações à cúpula da sigla. A recomendação valeria também para Rio Grande do Norte, Sergipe e Piauí.
Desta forma, Lula acirra o impasse entre PT e PP – um dos principais elos de sustentação do governo Rui Costa. Os progressistas insistem até o momento que, neste ano, o candidato do grupo será o vice-governador João Leão, presidente da sigla no estado.
Além da preferência por Wagner na Bahia, Lula deixou claro ao PT que pretende insistir na candidatura de Fernando Haddad ao Governo de São Paulo, que é ponto de discordância entre seu partido e o PSB, que quer o apoio petista a Márcio França.
A sigla socialista tem chance de abrigar Geraldo Alckmin, virtual candidato a vice de Lula à presidência. Ambos teriam que resolver o impasse para viabilizar a aliança.