Questionado pelo vereador e tributarista Edvaldo Brito (PSD) e pela vereadora Marta Rodrigues (PT), o aumento do IPTU seguiu a inflação do ano passado. A explicação foi dada pelo prefeito Bruno Reis na solenidade em que foi autorizado o início da construção do Hospital Veterinário. ‘A gente entende a dificuldade o momento, mas são as imposições legais que a gente tem que seguir’, argmentou. Segundo o gestor, “na prática não vai representar R$ 1 a mais no caixa da prefeitura”.
O prefeito ressaltou que é preciso levar em consideração o aumento do custeio da prefeitura, que adquire insumos também com preços atualizados pela inflação. Outro exemplo dado foi a taxa de limpeza, cobrada junto com o IPTU. “A taxa de limpeza só cobre a despesas de três meses. Nove meses são bancados por recursos próprios. Esse reajuste só vai representar mais um mês e meio. Então quatro meses e meio serão cobertos pela taxa e sete meses e meio pela prefeitura”, declarou.
Transportes
O prefeito adiantou que a inflação de 2021 também será o guia para o reajuste da passagem do transporte coletivo. Segundo relatou, os contratos têm regras claras que devem ser cumpridas. “Se for aplicada essa regra, (o reajuste da tarifa este ano) não será menos de 10%. No ano passado nós demos qual reajuste neste mesmo? Quanto foi? 4,54%. Justamente a inflação. Dai é que está tendo essa repercussão no IPTU e vai ter essa repercussão em todas as áreas da gestão pública. Seja ela federal, estadual ou municipal”.