O prefeito Bruno Reis comentou nesta manhã a orientação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para a suspensão temporária dos cruzeiros marítimos no litoral brasileiro, em virtude do aumento da incidência de pessoas infectadas com a Covid-19 nas embarcações.
“A decisão nossa, que nós tomamos, a partir do momento que houve surto de Covid no cruzeiro, foi de impedir que as pessoas descessem ou tivessem acesso. Eles ficaram isolados”, pontuou, ponderando que “diante de tudo que está acontecendo no mundo, é uma decisão acertada do governo federal, da Anvisa, de suspender a temporada de cruzeiros até que efetivamente a gente possa ter um cenário com uma clareza maior e retomar esse tipo de atividade, que é muito importante para a economia, em especial aqui em Salvador”.
A declaração ocorreu nesta quinta-feira (6), durante assinatura de ordem de serviço para as obras da Escola Municipal do Curralinho.
ORIENTAÇÕES DA ANVISA
Em nota divulgada o último domingo (2), a Anvisa afirmou que “contraindica o embarque de passageiros que possuem viagens programadas em navios de cruzeiro para os próximos dias, em especial diante do aumento vertiginoso de casos de covid-19, com identificação de surtos a bordo das embarcações que operam na costa brasileira”.
Segundo a agência, a recomendação “leva em consideração a mudança rápida no cenário epidemiológico, o risco de prejuízos à saúde dos passageiros e a imprevisibilidade das operações neste momento”.