Após o aumento de casos de Covid-19 com identificação de surtos a bordo de embarcações de cruzeiro que operam pelo Brasil, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) emitiu um comunicado contra indicando o embarque de passageiros que possuem viagens do tipo programadas para os próximos dias, após o aumento. A agência reguladora também reforçou a urgência da imediata interrupção da temporada de navios de cruzeiro no Brasil.
Segundo a Anvisa, a mudança rápida no cenário epidemiológico, o risco de prejuízos à saúde dos passageiros e a imprevisibilidade das operações neste momento são os fatores levados em conta para gerar a recomendação de suspensão.
“A Anvisa reforça a urgência da imediata interrupção da temporada de navios de cruzeiro no Brasil. Em que pese os esforços da Agência nos últimos dias para controlar a situação sanitária das embarcações, as ações são gravemente impactadas por falhas no cumprimento dos protocolos pactuados para início da temporada”, diz o texto assinado pelo órgão.
Um navio com mais de 50 casos confirmados de Covid-19 foi proibido de desembarcar em Salvador ainda nos últimos dias de 2021. Outro caso de surto à borda de embarcação foi identificado no Rio de Janeiro.