O governador Rui Costa (PT) anunciou, na manhã desta segunda-feira (27), a oferta de uma linha de crédito de R$ 150 mil aos comerciantes atingidos pelas fortes chuvas nas cidades baianas do sul e extremo sul. Além disso, o gestor também garantiu a reconstrução de todas as casas devastadas pelas enxurradas. Pelo Twitter, ele afirmou ainda que serão montados outros pontos de apoio aos municípios.
De acordo com os dados repassados pelos municípios e totalizados pela Superintendência de Proteção e Defesa Civil da Bahia (Sudec), o estado tem 16 mil e um (16.001) desabrigados pelas chuvas, 19.580 desalojados, dois desaparecidos e 18 mortos desde o inídio de novembro. A divulgação dos números ocorreu durante reunião de monitoramento e alinhamento, realizada na base de apoio às vítimas das chuvas, montada em Ilhéus, na região Sul, no fim da tarde de domingo (26).
O número de feridos – 286 – não foi alterado, em relação ao boletim anterior, por falta de informações atualizadas. A população total afetada é estimada em 430.869 pessoas. Participaram da reunião o governador Rui Costa, o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Adson Marchesini, o superintendente da Defesa Civil do Estado, coronel Carlos Miguel de Almeida filho, e outras autoridades e representantes dos órgãos de apoio e socorro às cidades afetadas.
A Secretaria de Infraestrutura da Bahia (Seinfra) monitora a situação das rodovias estaduais atingidas. A equipe técnica do órgão acompanha as ocorrências registradas em 17 trechos de vias em se