Os craques de amanhã jogam hoje no Vitória. Literalmente. É que, às 17h30 deste sábado, 17, o sub-20 do Leão entra em campo para enfrentar o Fluminense do Piauí na final da Copa do Nordeste da categoria. O título vai ser decidido em jogo único, no Estádio de Pituaçu.
Pentacampeão do ‘Nordestinho’ (2019, 2017, 2015, 2006 e 2004), o Rubro-Negro tenta o sexto título, mas espera ter mais que a taça depois do apito final. A expectativa da torcida, da diretoria e da comissão técnica da base é sair de campo com jogadores que possam ajudar o clube ao longo de 2022.
“Alguns desses atletas têm total capacidade de integrar o grupo do profissional para a disputa da Série C”, aposta Ricardo Amadeu. “Vai ser um processo natural, a transição vai ser bem feita. Vamos encerrar esse ciclo de Copa do Nordeste, depois o profissional deve absorver uma grande quantidade de atletas”, conclui o treinador da equipe sub-20 rubro-negra.
As categorias de base sempre foram importantes para o Vitória. Em 2021, por exemplo, 42% dos jogadores utilizados na equipe principal foram fabricados na Toca do Leão. Entre os 22 atletas ‘made in Barradão’ que vestiram vermelho e preto, sete debutaram no cenário profissional este ano. Entre eles, David e Pedrinho.
O atacante de 21 anos se destacou com números positivos dentro das quatro linhas. Foi artilheiro do time na Série B, com seis gols, e também na temporada, com 11. Ainda somou cinco assistências e sofreu cinco pênaltis. Já o lateral esquerdo Pedrinho, de 19 anos, rendeu financeiramente ao ser vendido por cerca de R$ 3,5 milhões ao Athletico.
Em 2022, a divisão de base deve ter ainda mais destaque na Toca do Leão. Isso porque a partir de janeiro o Vitória vai estar impedido de registrar novos jogadores. A diretoria até agiu rápido no mercado e trouxe 12 reforços, mas o grosso do grupo deve mais uma vez ser os pratas da casa. A ideia foi confirmada por Fábio Mota, presidente em exercício do Leão, durante entrevista coletiva na última quinta-feira.
“Entendemos que a base é a salvação desse clube. A nossa solução passa pela base, principalmente solução financeira”, explicou o gestor.
Destaques
Parte dos jogadores que vão disputar a final da Copa do Nordeste sub-20 certamente será vista no time principal em 2022. Alguns deles já até ganharam chances na equipe ao longo deste ano. É o caso do atacante Alisson Santos, que aos 19 anos é encarado como uma realidade na Toca do Leão.
Ele disputou nove jogos da Série B. Desde setembro participa dos trabalhos com os profissionais, e agora voltou para a base de olho na reta final da Copa do Nordeste.
Outro nome que pede passagem para o time principal é Alan Pedro. Também com 19 anos, o meio-campista é formado na Toca do Leão, mas viveu a primeira experiência profissional pelo ABC. Ele esteve emprestado ao time de Natal na maior parte de 2021.