Os terminais marítimos de Plataforma e Ribeira, em Salvador, passarão por uma série de intervenções estruturais. A ordem de serviço para o início das obras, que integram o pacote de ações para conservação de espaços públicos da cidade, através do programa Salvador no Grau, foi assinada nesta segunda-feira (25) pelo prefeito Bruno Reis, acompanhado dos secretários Luciano Sandes (Manutenção da Cidade) e Fabrizzio Muller (Mobilidade).
De acordo com a prefeitura, as obras serão coordenadas pela Secretaria de Manutenção da Cidade (Seman) e terão investimento de quase R$600 mil, provenientes de recursos municipais. Os serviços envolvem tratamento e recuperação das estruturas de alvenaria e metálicas, dos deques em madeira e flutuadores. Serão instaladas novas telas de segurança e guarda-corpos. Os reparos envolvem, ainda, pintura e manutenção das instalações elétricas e hidráulicas. O prazo para conclusão da iniciativa nos dois terminais é de 90 dias.
Os terminais da travessia Plataforma/Ribeira funcionam de segunda-feira a sábado, das 6h às 19h; domingo 7h às 19h, com tarifa custando R$2,60 (inteira). Durante as intervenções, o sistema manterá o funcionamento normal.
De acordo com a Semob, o modal beneficia duas regiões com grande demanda de passageiros em direção à Ribeira, sobretudo estudantes e idosos em busca de atendimento médico. De ônibus, o deslocamento leva cerca de uma hora. Com o funcionamento pleno do terminal, o tempo médio entre os terminais cai para cerca de 15 minutos, oferecendo agilidade e conforto para os usuários.