Estudantes baianos beneficiários do Bolsa Presença serão contemplados com a implantação da segunda etapa de pagamentos. A informação foi divulgada pela Secretaria da Educação nesta quinta-feira (30/9), no Diário Oficial.
A nova rodada de pagamentos dos R$ 100 terá a duração de três meses, com início em outubro e término em dezembro. A decisão foi tomada devido a crise econômica no Brasil, segundo justificou o governador Rui Costa (PT).
“Famílias estão passando dificuldades com o aumento da extrema pobreza no país. A prorrogação deste benefício vai contribuir para que os estudantes possam continuar indo à escola e mantendo a sua frequência escolar”, disse.
A quantia é recebida por famílias de estudantes da rede estadual de ensino, cadastradas no CadÚnico e em condições de vulnerabilidade socioeconômica. O objetivo é estimular a permanência, no processo de aprendizagem escolar, dos estudantes da rede estadual, considerando as especificidades da educação contextualizada e inclusiva.
A adesão ao programa será realizada pelo aluno, se maior de idade, ou por seu responsável legal, mediante o preenchimento e assinatura de Termo de Compromisso na unidade escolar.
Até o momento, já foram efetuados cinco créditos do Bolsa Presença, e o próximo está programado para o dia 10 de outubro. A previsão é atender 311 mil famílias de 357 mil estudantes.