Hospital de Campanha da Arena Fonte Nova tem mais leitos desativados

REGIÃO METROPOLITANA SAÚDE

Por Lily Menezes

Com a melhora nos indicadores epidemiológicos da pandemia do novo coronavírus na Bahia, o Governo do Estado prossegue com a desativação de leitos destinados exclusivamente para o tratamento da doença. Nesta quinta-feira (9), o Centro de Tratamento para a Covid-19 instalado na Arena Fonte Nova teve mais 50 vagas desativadas, sendo 25 Unidades de Tratamento Intensivo (UTIs) e 25 leitos clínicos, a metade das 100 vagas originalmente criadas para atender a população. A confirmação foi feita pela secretária de Saúde em exercício Tereza Paim, em publicação no Diário Oficial do Estado da Bahia. A previsão para a desativação do hospital de campanha dada pelo poder estadual era até a próxima quarta-feira (15). Os pacientes que estiverem sob cuidados não serão prejudicados e devem ser remanejados para outras unidades da rede estadual.

A desmobilização dos leitos já vinha acontecendo desde meados de agosto, quando as taxas de ocupação nas unidades de saúde em todas as macrorregiões do Estado começaram a baixar, e não afeta apenas a unidade de campanha montada no centro esportivo: apenas em Salvador, mais 75 leitos serão desativados, sendo 45 no Hospital Sagrada Família, na Cidade Baixa, e mais 30 no Hospital Especializado Salvador, na Federação. Destas vagas, 30 são de UTI. Segundo a Sesab, a desmobilização da Arena Fonte Nova foi motivada pela pouca demanda de pacientes; nos boletins apurados pela reportagem, a ocupação ficou entre 15 e 20% durante a última semana; a pasta informou ainda que o espaço deverá passar por um processo de desinfecção antes de voltar à sua função esportiva.

Embora ainda não tenha sido confirmada a desativação total pela pasta, o Hospital de Campanha Arena Fonte Nova já não consta mais na listagem de unidades dedicadas ao tratamento do coronavírus em Salvador, compilada pela Central Integrada de Comando e Controle da Saúde. Com isso, a capital baiana passa a ter oito unidades de referência para receber pacientes infectados. Em duas semanas, a desmobilização de mais leitos em outras unidades de saúde reduziu em 21% o número de vagas disponíveis para atender a população baiana: se em 26 de agosto, quando foi sinalizada a possibilidade de desativação da Arena, a Bahia possuía 2.385 leitos exclusivos para tratar a covid-19, hoje são 1.891 vagas disponíveis. Porém, a secretária em exercício afirmou que a desmobilização não é definitiva. “Este plano está sujeito a ajustes constantes, decorrentes das mudanças no cenário epidemiológico do Estado”.

adm

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *