A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) já está realizando o recadastramento de adolescentes entre 12 e 17 anos que residem em Salvador, para vacinação contra a Covid-19. A lista subsidiará a gestão municipal no planejamento da imunização desse grupo assim que o governo federal, em pactuação com a Comissão Intergestores Bipartite (CIB), habilitar o público para imunização.
Segundo a SMS, os adolescentes que já fizeram o recadastramento do SUS não precisam refazer o processo, pois serão introduzidos automaticamente na lista de habilitados para vacinação. Já quem ainda não fez a atualização cadastral, pode realizar o processo de forma online, no site através deste link, ou presencialmente nas 155 unidades básicas da rede municipal.
Aqueles que tiverem o cartão SUS vinculado a outro município ou que necessitem emitir a 1ª via do documento deverão realizar o serviço presencialmente nas Prefeituras-Bairros, mediante agendamento prévio pelo site. Os interessados deverão apresentar um comprovante de residência atualizado no nome do titular do cartão SUS ou dos pais, além de um documento de identificação com foto. A atualização da situação cadastral é obrigatória para ter acesso à primeira dose da vacina contra Covid-19 em Salvador.
“Tínhamos feito recadastramento para crianças e adolescentes nessa mesma faixa etária, que tinham comorbidades, e agora será para todos, em geral”, disse o prefeito Bruno Reis (DEM), nesta terça-feira (17/8).
“O recadastramento dos jovens vai auxiliar na definição da melhor estratégia de vacinação desse público, assim que o Ministério da Saúde, conjuntamente com a Comissão de Intergestores Bipartite (CIB), sinalizar o início da imunização dos adolescentes no país. Nosso objetivo é assegurar o maior nível de organização possível para seguir dando agilidade ao processo de vacinação na cidade”, destacou também o secretário da SMS, Leo Prates.