Após o grupo extremista Talibã reassumir o controle do Afeganistão após duas décadas afastado do poder, centenas de afegãos se deslocaram para a pista do Aerporto internacional de Cabul, capital, com o objetivo de deixar o país do oriente médio.
Um funcionário norte-americano afirmou à Reuters que militares dos Estados Unidos que supervisionam a evacuação de seus cidadãos no aeroporto realizaram disparos de advertência para conter a multidão.
Os militares dizem ter assegurado o perímetro do aeroporto. Imagens registradas por alguém que estava tentando voar para a Turquia mostram o contrário. Vídeos mostram pessoas que tentavam fugir de Cabul segurando-se ao lado do trem de pouso do avião das forças aéreas americana. Mais tarde, já com a aeronave no ar, eles se desprendem.
IMAGENS FORTES!
Três pessoas que tentavam fugir de Cabul segurando-se ao lado do trem de pouso do avião das forças aéreas americana, caíram no telhado de umas casas próximas ao aeroporto. Morreram tentando escapar do Talibã. pic.twitter.com/5QbY0cKig5
Nos últimos dias, todas as grandes cidades caíram nas mãos dos radicais islâmicos. Em muitas delas não houve sequer resistência.