Mais de dois milhões de máscaras de proteção contra a Covid-19 foram entregues às escolas estaduais da Bahia, para a distribuição aos estudantes, nesta segunda fase do ano letivo continuum 2020/21, que começa nesta segunda-feira (26), exclusivamente, para os estudantes do Ensino Médio e suas diferentes ofertas e modalidades. O objetivo é reforçar ainda mais a segurança da comunidade escolar, neste novo momento de aulas semipresenciais.
As máscaras foram adquiridas em parceria com a Secretaria de Planejamento do Estado (SEPLAN) e mais 1,8 milhão de máscaras serão adquiridas, para ampliar a distribuição por aluno. O superintendente de Planejamento Operacional da Rede Escolar, Manoel Calazans, ressaltou que além das máscaras, as escolas estaduais receberam recursos para a compra de materiais e adequação aos protocolos sanitários estabelecidos.
“As escolas estaduais receberam equipamentos de biossegurança com destaque para as máscaras que, após a pandemia da Covid-19, tornou-se de uso obrigatório no convívio social. As merendeiras e equipes de apoio também receberam Equipamentos de Proteção Individual (EPIs). A palavra de ordem é reforçar a higienização de todos os espaços”, disse ele.
Para o retorno às aulas, será obrigatório o uso de máscara no ambiente escolar, e outras medidas como aferição da temperatura na entrada da escola, uso de álcool em gel, e distanciamento entre as pessoas. Para esta nova fase, as salas deverão ter 50% de ocupação da capacidade por vez.