Já contratados pelo Nordeste, russos pedem 48 horas para envio da Sputnik V ao Brasil; Rui espera anúncio de ministro

REGIÃO METROPOLITANA SAÚDE

Após uma reunião entre os governadores do Consórcio Nordeste e o fundo russo Krill Dmitriev para a aquisição da vacina Sputinik V, Rui Costa (PT) reclamou na manhã desta quinta-feira (22/7) dos protocolos utilizados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária para incluir o imunizante no Programa Nacional de Imunização (PNI)

“O ministro gravou um vídeo, ontem, praticamente descartando qualquer tipo de apoio ou de incorporação da vacina no PNI. Como isso foi numa entrevista nós formalizamos um documento ao Ministério e estamos solicitando uma reunião com o ministro para saber qual é a posição oficial, se o Ministério quer ou não a vacina para o Brasil”, afirmou o governador da Bahia durante entrega de 43 ônibus escolares em Salvador

Na terça-feira (20/7), O Consórcio Nordeste já tinha anunciado a previsão de chegada de 1 milhão e 145 mil doses para a próxima semana, dia 28, no aeroporto de Recife. Porém, na reunião desta quarta-feira (21/7), os russos informaram aos governadores que precisam pensar mais sobre o assunto e pediu prazo de 48 horas para decidir se envia Sputnik V ao Brasil

A justificativa, segundo o Consórcio Nordeste, é de que o Ministério da Saúde tem demonstrado que não vai incluir a Sputnik V no PNI. Em entrevista coletiva nesta quarta-feira (21/7), o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, disse que tanto a vacina russa quanto a indiana Covaxin não devem estar no PNI, porque o país já garantiu 600 milhões de doses de outras vacinas contra a Covid-19.

No dia 4 de junho, a Anvisa liberou as vacinas para uso emergencial, mediante uma série de restrições. Entre elas, somente adultos saudáveis podem ser vacinados com os imunizantes. No caso da Sputnik V, a Anvisa autorizou que estados importassem um quantitativo para vacinar no máximo 1% de sua população. A compra de 37 milhões de doses do imunizante foi fechada por 17 estados.

adm

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *