Um novo mutirão para atualização e/ou cadastro das pessoas com as doenças crônicas (comorbidades) será realizado em Salvador nesta sexta-feira (28). As 155 unidades básicas da capital baiana participarão com o objetivo de facilitar o acesso desse público à vacina contra a Covid-19.
A mobilização acontece das 8h às 16h. As pessoas portadoras de agravos como diabetes e hipertensão, por exemplo, que ainda não foram cadastrados no sistema da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), poderão ter acesso à consulta com médico para habilitação na estratégia.
A SMS orienta que, antes de comparecer ao posto de saúde, o paciente consulte se o próprio nome já está disponível na plataforma digital da pas, através do site (disponível aqui). Caso o paciente não localize ou não tenha acesso a plataforma, pode se dirigir a uma unidade de saúde municipal mais próxima da residência para avaliação médica.
Depois que é identificada a condição priorizada no Plano Nacional de Imunização contra a Covid-19, o paciente com idade igual ou superior a 18 anos terá o nome atualizado e/ou cadastrado na plataforma digital de comorbidades da SMS, ferramenta criada para garantir segurança e evitar fraudes no processo de imunização. O acesso ao site para cadastro é restrito ao profissional médico que deverá utilizar o mesmo login e senha da área restrita do site do Cremeb.
Nas duas últimas edições do mutirão, cerca de 16 mil pessoas foram cadastradas pelas equipes médicas para ter acesso às doses dos imunizantes.