Nesta quinta-feira (27/5), os pontos de imunização por demanda aberta (sem agendamento) da capital baiana realizarão a aplicação exclusiva da 1ª dose do imunizante para os grupos prioritários habilitados na estratégia no município.
As lactantes até o 12º mês de amamentação, pessoas com 57 anos nascidas até o dia 27 de maio de 1964, caminhoneiros com categoria C e trabalhadores portuários da CODEBA estarão habilitados para receber a vacina contra a Covid-19 na capital baiana a partir desta quinta-feira (27).
Para dar mais comodidade e ampliar o acesso da população às doses, será realizada mais uma edição do Corujão da Vacinação, com nove pontos de imunização entre pontos fixos e drives com funcionamento das 8h às 21h.
Já a aplicação das 2ª doses da CoronaVac e Oxford por demanda aberta estão suspensas na cidade.
PONTOS DO CORUJÃO DA VACINAÇÃO – 8H ÀS 21H
Drivers: Universidade Católica (Pituaçu), Unijorge (Paralela), 5º Centro de Saúde (Barris), Vila Militar (Dendezeiros), Centro de Convenções e Arena Fonte Nova.
Pontos fixos: Universidade Católica (Pituaçu), 5º Centro de Saúde (Barris) e Unijorge (Paralela).
PONTOS DE VACINAÇÃO COM HORÁRIO CONVENCIONAL – 8H ÀS 17H
Drivers: FBDC Brotas, Parque de Exposições, Atakadão Atakarejo (Fazenda Coutos), FBDC Cabula, Barradão, PAF Ondina, Faculdade Universo (Avenida ACM), Shopping Bela Vista e USF San Martin.
Pontos fixos: USF Curralinho, Barradão, USF Federação, USF Fernando Filgueiras (Cabula VI), USF Teontônio Vilela II (Nova Brasília de Valéria), Parque de Exposições, USF Resgate, USF Vale do Matatu, Cajazeiras X, USF Colinas de Periperi, USF Vila Nova de Pituaçu, USF Plataforma, USF João Roma Filho (Jardim Nova Esperança), USF Vista Alegre, Nelson Piauhy Dourado (Águas Claras), USF Eduardo Mamede (Mussurunga), Colégio da Policia Militar (Dendezeiros), UBS Ramiro de Azevedo (Campo da Pólvora) e FBDC Brotas.
CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DESTA QUINTA-FEIRA (27)
57 ANOS OU MAIS:
Serão imunizadas as pessoas com 57 anos nascidas até o dia 27 de maio de 1964.
Obs.: os idosos com 60 anos ou mais, que ainda não foram imunizados, podem procurar os postos de vacinação normalmente para recebimento da vacina.
RODOVIÁRIO, TRABALHADOR DA LIMPEZA URBANA, METROVIÁRIOS, TRABALHADOR DO TRANSPORTE AQUAVIÁRIO, PORTUÁRIO DA CODEBA, TRABALHADOR DO TRANSPORTE INTERMUNICIPAL E CAMINHONEIRO (18 A 59 ANOS):
Para ser beneficiado com a primeira dose todos devem estar em pleno exercício das atividades, com os nomes cadastrados no site da SMS, atuar em Salvador e no ato da vacina apresentar documento oficial com foto e cópia impressa do último contracheque.
Os portuários que atuam na CODEBA – Companhia das Docas do Estado da Bahia deverão estar em pleno exercício das atividades, com os nomes cadastrados no site da SMS, atuar em Salvador e no ato da vacina apresentar documento oficial com foto e cópia impressa do último contracheque.
Trabalhadores do transporte intermunicipal e caminhoneiros precisam ser residentes (moradores) de Salvador.
Para os caminhoneiros será obrigatória ainda a apresentação da Carteira de Habilitação Categoria C ou E, documento do caminhão e cópia impressa do comprovante atualizado de pagamento do ISS, ou do último Imposto de Renda, ou último contracheque da empresa de transporte de carga, ou última nota fiscal.
TRABALHADORES DA SAÚDE, FARMÁCIAS E DE ESTABELECIMENTOS COM CNES ATIVO; DOULAS, CUIDADOR DE IDOSO E AUTÔNOMOS:
Todos devem estar com o nome cadastrado no site da SMS e no ato da vacina apresentar documento oficial com foto e cópias impressas dos seguintes documentos:
Trabalhadores da saúde e de farmácias: último contracheque ou contrato PJ ativo.
Doulas: cópia Imposto de Renda, ou do ISS, ou nota fiscal ou contrato de trabalho com firma reconhecida em cartório.
Autônomos (médicos, fisioterapeutas, dentistas, enfermeiros, farmacêuticos, auxiliar e técnico de enfermagem, auxiliar e técnico de saúde bucal, nutricionistas, psicólogos, fonoaudiólogos, biomédicos e técnico em radiologia): carteira do conselho de classe e cópia impressa do Imposto de Renda, ou do comprovante atualizado de pagamento do ISS, ou do contrato de Pessoa Jurídica ativo ou da última nota fiscal.
Trabalhador da saúde dos estabelecimentos com CNES ativo: deve estar lotado em Salvador e em pleno exercício das atividades. Apresentar também cópia impressa do último contracheque.
Cuidador de idoso (18 a 59 anos): Uma das cópias impressas do Imposto de Renda, carteira de trabalho assinada, comprovante do e-Social ou ISS atualizado ou nota fiscal. Nos documentos é preciso estar o registro de “CUIDADOR (A) DE IDOSO”.
GESTANTES, PUÉRPERAS COM COMORBIDADES E LACTANTES (18 anos ou mais):
Todas devem estar com os nomes no site da SMS e no ato da vacina apresentar documento oficial de identificação com foto, além de…
– Gestantes com comorbidades: devem apresentar também cópia impressa do laudo ou relatório médico ou caderneta da gestante;
– Puérpera com comorbidades: devem apresentar também cópia impressa da Declaração Nascidos Vivos (DNV) ou certidão de nascimento do bebê;
– Lactantes que amamentam até o 12º mês de vida bebê: devem apresentar também cópia impressa de certidão de nascimento do bebê.
OBSERVAÇÕES
MESMO CADASTRADAS AUTOMATICAMENTE NO SISTEMA, AS BENEFICIADAS DEVEM CONSULTAR PREVIAMENTE SEUS MÉDICOS PARA AS DEVIDAS ORIENTAÇÕES SOBRE A VACINA.
ESTÁ SUSPENSO O USO DA OXFORD/ASTRAZENECA PARA GESTANTES E PUÉRPERAS COM COMORBIDADES. JÁ PARA GESTANTES E PUÉRPERAS SEM COMORBIDADES ESTÁ SUSPENSO TEMPORARIAMENTE O USO DO IMUNIZANTE CONTRA A COVID-19 DE QUALQUER FABRICANTE.
TRABALHADORES DE ESCOLAS PÚBLICAS E PRIVADAS, FACULDADES/UNIVERSIDADES PÚBLICAS E PRIVADAS E ESCOLA DE CURSO TÉCNICO (NÍVEL BÁSICO):
(idade igual ou superior a 18 anos)
Os trabalhadores devem estar com nome cadastrado no site da SMS, em pleno exercício das atividades em Salvador, e no ato da vacina apresentar documento oficial de identificação com foto e mais cópia impressa do último contracheque ou do contrato de trabalho PJ.
PESSOAS COM DOENÇA FALCIFORME:
Para ter acesso ao imunizante é preciso ter a idade igual ou superior a 18 anos, estar com o nome na lista do site da SMS e no ato da vacinação apresentar documento de identificação com foto, além de um dos documentos abaixo IMPRESSO:
Cópia de um relatório médico com o número da Classificação Estatística Internacional de Doenças (CID D57) para falciforme com qualquer data de emissão;
Cópia do Exame de diagnóstico para a doença (Eletroforese de Hemoglobina);
Cópia da Carteira de identificação dos serviços especializados que atendem a doença em Salvador.
PESSOAS COM COMORBIDADE (DOENÇAS CRÔNICAS), DEFICIÊNCIA, TRANSTORNO INTELECTUAL SEVERO E MODERADO (entre eles, Autistas), SÍNDROME DE DOWN, IMUNOSSUPRIMIDOS, TRANSPLANTADOS, E EM HEMODIÁLISE:
(idade igual ou superior a 18 anos)
Todos os indivíduos devem estar com o nome cadastrado no site da SMS e no ato da vacina apresentar documento oficial de identificação com foto.
Observação: o paciente com comorbidades, mesmo com o nome habilitado no site da SMS, deve consultar o médico previamente para as devidas orientações sobre a vacina.
POLICIAL FEDERAL, POLICIAL RODOVIÁRIO FEDERAL, POLICIAL MILITAR E CIVIL; BOMBEIRO, AGENTES DE SALVAMENTO, TRÂNSITO E PENITENCIÁRIOS; FISCAL DE MEDIDA RESTRITIVA, GUARDA CIVIL MUNICIPAL, FORÇAS ARMADAS, TRABALHADOR DO SISTEMA DE PRIVAÇÃO DE LIBERDADE E AGENTE SOCIOEDUCATIVO:
Todos devem estar em pleno exercício das atividades, lotados em Salvador, nome cadastrado no site da SMS e idade igual ou superior a 18 anos. No ato da vacina deverão apresentar documento oficial de identificação com foto e cópia impressa do último contracheque.
VACINA EXPRESS
Idoso, pessoa com deficiência, portadores de comorbidades, paciente oncológico, pessoa com doença falciforme, em hemodiálise, transplantado, imunossuprimidos, pessoa com transtorno intelectual severo e moderado (entre eles, autistas) e pessoa com síndrome de down que integram o público elegível para a vacinação contra a Covid-19 em Salvador podem fazer o agendamento da imunização domiciliar através do Vacina Express.
O serviço é oferecido, preferencialmente, para pessoas acamadas ou com dificuldade de locomoção.
As pessoas que já foram imunizadas em casa não precisam fazer novo registro na plataforma digital já que o retorno da equipe de saúde é feito automaticamente, de acordo com a data de reforço programada no sistema.