A Fiocruz deve entregar nesta sexta-feira (21) um novo lote de cerca de 5,3 milhõs de doses da vacina Oxford/AstraZeneca ao Ministério da Saúde. Os imunizantes serão integrados ao Programa Nacional de Imunizações (PNI) e posteriormente distribuídos aos estados. As informações foram divulgadas pela CNN Brasil.
Desde quarta-feira (19), a produção dos imunizantes está suspensa. A expectativa da Fundação, porém, é de que os laboratórios voltem à rotina normal a partir do dia 25, após a chegada de novos insumos essenciais para a fabricação da vacina.
A CNN apurou que a interrupção na linha de produção irá provocar um impacto de cerca de 2,5 milhões de doses a menos, na entrega prevista para a terceira semana de junho. Isso porque as doses a serem entregues até o início de junho já foram produzidas com o Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA) importado que ainda tinha no estoque.
As vacinas contra a Covid-19 garantem proteção porque previnem a doença, especialmente nas formas graves, reduzindo as chances de morte e internações.
Embora não impeçam o contágio e nem a transmissão do vírus, a vacinação é essencial, já que induz o sistema de defesa do corpo a produzir imunidade contra o coronavírus pela ação de anticorpos específicos, segundo a Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm).