Confira a lista de cidades baianas que não devem ser visitadas por conta de variantes do coronavírus

REGIÃO METROPOLITANA SAÚDE

O Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde da Bahia emitiu comunicado de alerta recomendando que a população evite viagens não essenciais para áreas onde foram detectadas variantes do novo coronavírus. De acordo com o órgão, nos dias 27 e 29 de abril deste ano, o órgão recebeu novas notificações sobre as novas variantes, em amostras de casos da Covid-19, provenientes de diferentes municípios do estado.

Conforme o comunicado, as primeiras análises laboratoriais demonstraram a identificação da variante de Manaus (P.1) em amostras de pacientes dos municípios de Conceição do Jacuípe, Dias D’Ávila, Juazeiro, Porto Seguro, Santo Antônio de Jesus (SAJ) e São Gonçalo dos Campos. Também foi identificada variante do Reino Unido (B.1.1.7) em paciente do município baiano de Prado.

De acordo com a Vigilância, até esta última quarta-feira (5), foram notificados 93 casos confirmados da variante de Manaus, sendo que 40 necessitaram de hospitalização e 29 evoluíram para óbito. Esses casos estão relacionados aos municípios de Amargosa, Anguera, Brumado, Camaçari, Cipó, Conceição do Jacuípe, Cruz das Almas, Dias D’Ávila, Feira de Santana, Guanambi, Ilhéus, Irecê, Itabuna, João Dourado, Juazeiro, Lauro de Freitas, Luís Eduardo Magalhães, Mutuípe, Porto Seguro, Retirolândia, Riachão do Jacuípe, Salvador, Santa Luz, Santo Antônio de Jesus, São Gonçalo dos Campos, São Sebastião do Passé, Serra Preta, Serrinha e Tanhaçu.

Com relação à variante do Reino Unido, foram notificados 13 casos confirmados, sendo que 2 casos necessitaram de hospitalização e 2 evoluíram para óbito. Estes casos estão relacionados aos municípios de Ilhéus, Itapetinga, Lauro de Freitas, Prado e Salvador.

A Vigilância ressaltou, na nota, que as variantes identificadas demandam especial atenção da população e do Poder Público, em razão das mutações capazes de acarretar maior transmissibilidade e maior gravidade do quadro clínico. O órgão também reiterou a importância do uso de máscara, como forma de prevenção, higienização das mãos e distanciamento social.

Em contato com o Aratu ON, a Secretaria de Saúde do Estado (Sesab) afirmou que a recomendação para evitar viagens serve para todos os municípios, no entanto, a observação é ainda maior para aqueles que possuírem casos confirmados de variantes do novo coronavírus.

adm

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *