O Instituto Butantan realizará nesta sexta-feira (30/4) a entrega de mais uma carga de vacinas contra a Covid-19 ao Ministério da Saúde, destinada ao Programa Nacional de Imunização (PNI).
A distribuição do medicamento, que estavam previstos para serem entregues no dia 3 de maio, e o Instituto conseguiu antecipar a entrega, deve acontecer ainda nesse final de semana aos estados.
Com isso, o Butantan completa 42 milhões de vacinas entregues no mês de abril e não cumpre a previsão inicial de 46 milhões de unidades enviadas este mês. O diretor do Butantan, Dimas Covas, informou que a entrega antecipada será realizada devido à falta de vacinas relatada em alguns estados para a aplicação da segunda dose. O órgão pretende enviar mais 1 milhão de doses ao PNI na próxima quarta-feira (5/5).
“Os insumos já foram processados, e as doses começam a ser liberadas a partir desta sexta para completar as 46 milhões de vacinas do primeiro contrato firmado com o Ministério da Saúde”, informou por meio de nota o governo paulista.
Covas aproveitou a oportunidade para tranquilizar a população que já está com a aplicação da segunda dose da CoronaVac atrasada. “Mesmo que a pessoa tome (a segunda dose) 15 dias, 20 dias, um mês após a data prevista, não há interferência com o esquema vacinal. O importante é que tome a segunda dose após os 28 dias o quanto antes for possível”, explicou.