Candeias inicia Campanha de Vacinação contra a Influenza (H1N1)

MUNDO

 

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, iniciou na segunda-feira (12) e seguirá até o dia 9 de julho. A Secretaria de Saúde de Candeias, ressalta a importância da vacinação contra a influenza neste ano, pois contribuirá na prevenção do surgimento de complicações decorrentes da doença, óbitos e internações, diminuindo a sobrecarga nos serviços de saúde, além de reduzir os sintomas que podem ser confundidos com os da Covid-19. A vacinação será realizada de forma escalonada e os grupos prioritários serão distribuídos em três etapas.

ETAPAS DA VACINAÇÃO

A 1ª fase, iniciou nesta segunda-feira, 12 de abril, e vai até o dia 10 de maio, das 08h00 às 17h00, nos postos de saúde dos bairros, neste primeiro momento serão vacinados, crianças com 6 meses a menores de 6 anos de idade, gestantes e puérperas, trabalhadores de saúde e povos indígenas.
De 11 de maio a 08 de junho, será iniciada a 2ª fase e a vacinação acontecerá para idosos de 60 anos ou mais, e professores.

De 9 de junho a 9 de julho, iniciará a 3ª fase, neste período serão vacinadas pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, pessoas com deficiência permanente, forças de segurança e salvamento, Forças Armadas, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano, trabalhadores portuários, funcionários do sistema prisional.

COVID-19

Considerando a ausência de estudos sobre a coadministração das vacinas, o Ministério da Saúde não recomenda a aplicação das duas doses simultaneamente. A orientação, neste momento, é priorizar a imunização contra a Covid-19.

Para as pessoas que fazem parte do grupo prioritário para a vacinação contra influenza e que ainda não foram vacinadas contra a Covid-19, deve ser priorizada a dose contra o coronavírus e agendada a vacina contra a Influenza, respeitando um intervalo mínimo de 14 dias entre elas. A ação de imunização contra a influenza é extremamente importante para a proteção dos grupos mais vulneráveis às complicações e óbitos decorrentes da doença. Portanto, deve ser mantida, apesar de todos os desafios frente à circulação contínua ou recorrente do SARS-CoV-2.

Para ser imunizado o morador que esteja incluso aos grupos prioritários, devem comparecer a um posto de vacinação mais próximo da sua residência levando cartão de vacinação, cartão do SUS e documento oficial com foto.

Candeias conta com a Clínica de Imunização Proteger e mais 12 salas para vacinação nas unidades de saúde da Família nos bairros do Malembá, Santa Clara, Dom Avelar, Santo Antônio, Urbis I, Urbis II e Sarandi. Também será realizada nos distritos de Boca da Mata, Caroba, Madeira, Menino Jesus e Passé.

Com informações da Ascom – PMC.

adm

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *