Representantes do Sindicato das Escolas Particulares (SINEPE) e do Grupo de Valorização da Educação (GVE) se reuniram, nessa quinta-feira (1/4), com o secretário da Educação de Salvador, Marcelo Oliveira, e a secretária do Desenvolvimento, Mila Paes, para discutir um novo calendário para o setor educacional. A expectativa é que o prefeito Bruno Reis defina na próxima semana o calendário para retomada das aulas presenciais.
De acordo com o grupo, o objetivo do encontro foi “mostrar à sociedade que a educação está sendo tratada com o respeito e prioridade que merece e que a retomada das aulas presenciais aconteça com todos os protocolos sanitários necessários para garantir a segurança de alunos, professores, funcionários e familiares”.
Representante do GVE, Rosa Silvany questionou o fato de que já foi facultada a abertura de cursos livres, mas não foi autorizado o funcionamento das escolas. Segundo a dirigente, a prefeitura se mostrou bastante flexível na busca de um entendimento para a volta às aulas, aos poucos, de maneira a permitir que as escolas que estejam com todos seus protocolos implantados possam também abrir de forma facultativa – e as famílias possam optar também pela manutenção do ensino virtual por um tempo.
“Falamos também que escolas particulares e escolas públicas, apesar de certas diferenças de estrutura, devem se preparar para a retomada das aulas presenciais, já que todo os alunos de todo o sistema educacional estão sendo afetados com o fechamento das escolas desde março do ano passado”, disse Viviane Brito, do colégio Villa Global Education.
“Estamos na expectativa do início da vacinação dos profissionais da educação nas próximas semanas, o que vai ampliar a segurança de todos os envolvidos no processo educacional, dando mais tranquilidade para alunos e familiares e reduzindo as possibilidades de contágio em ambiente escolar”, concluiu Viviane.
No encontro também ficou assegurado o direito das áreas administrativas das escolas funcionarem normalmente a partir da próxima semana, mesmo antes da definição sobre o novo calendário de retorno das aulas presenciais.