O prefeito de Salvador, Bruno Reis (DEM) afirmou em entrevista coletiva nesta quinta-feira (1/4) que a cidade evitou um colapso no sistema de saúde diante das medidas de enfrentamento à pandemia da Covid-19 e que diante do atual cenário de queda no número de novos casos da doença foi possível realizar uma planejamento para a reabertura do comércio, de forma escalonada por horários, na capital baiana.
“Segunda-feira (5/4) as atividades comerciais serão retomadas na nossa cidade e a gente pede a todos os atores envolvidos que precisamos nos cuidar e seguir todos os protocolos para que não precise voltar a adotar medidas [restritivas]. Volto a dizer: se houver qualquer risco da gente ter um colapso na saúde, nós não hesitaremos em tomar a decisão de anunciar as medidas de isolamento novamente”, ressaltou o gestor munipal.
A reabertura escalonada foi apresentada pela secretária Municipal de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda (Semdec), Mila Paes. Ela destacou que a reabertura será escalonada e dividida em fases para preservar a capacidade do sistema de saúde da cidade. “A gente tem os planos, critérios, as fases e as medidas e o conjuntos dos indicadores [de novos casos] é o que vai nortear a decisão de avançar ou retornar às fases”, afirmou
CONFIRA AS FASES
ROXA
- Fechamento.
VERMELHA
- Abertura escalonada;
- Fechamento dois dias por semana;
- Toque de recolher a partir das 20h.
AMARELA
- Abertura escalonada;
- Toque de recolher às 20h.
VERDE
- Abertura escalonada;
- Sem toque de recolher.
As atividades autorizadas a reabrir nesta etapa, denominada fase vermelha, só poderão funcionar entre terça a sábado, entre 10h e 18h. São eles os segmentos de comércio de rua, shoppings, centros comerciais e semelhantes, além de barbearias, salões de beleza e similares. Já as academias, igrejas e hotéis podem reabrir com horário livre.
Permanecerão fechados os centros culturais, museus, galerias de arte, clubes sociais, recreativos e esportivos; espaços de eventos sociais (casamento, aniversário, bodas, formatura); espaços de eventos infantis; parques de diversão e temáticos; centros de convenções, praias e parques.
ATIVIDADES QUE PODERÃO FUNCIONAR TODOS OS DIAS COM HORÁRIOS LIVRES
- Serviços de saúde (unidades de saúde públicas, Unidades de Pronto Atendimento – UPAs, consultórios, clínicas particulares e odontológicas);
- Supermercados, panificadoras, delicatessens, açougues e conveniências;
- Farmácias e drogarias;
- Agências bancárias;
- Lotéricas;
- Laboratórios de análises clínicas;
- Postos de combustíveis;
- Call centers;
- Oficinas mecânicas e borracharias;
- Cemitérios e serviços funerários;
- Hotéis, Pousadas e demais estabelecimentos de alojamento;
- Academias de ginástica e similares;
- Cursos livres;
- Templos religiosos;
- Igrejas.
SERVIÇOS QUE ESTÃO AUTORIZADOS A FUNCIONAR NA FASE VERMELHA COM HORÁRIOS ESTABELECIDOS
- Construção civil (aberta de segunda a sexta-feira das 7h às 16h)
- Clínica de estética (aberta de segunda a sexta-feira das 7h às 15h)
- Indústria (aberta de segunda a sexta-feira das 7h às 15h)
- Funcionalismo público não essencial (aberto de segunda a sexta-feira das 9h às 16h)
- Escritórios administrativos – contabilidades, consultora e similares (abertos de segunda a sexta-feira das 10h às 17h)
- Escritórios de advocacia (abertos de segunda a sexta-feira das 10h às 17h)
- Autoescolas (abertas de segunda a sexta-feira das 10h às 19h)
- Comércio de rua (aberto de terça a sábado das 10h às 18h)
- Shoppings, centros comerciais e similares (abertos de terça a sábado das 10h às 19h)
- Barbearias e salões beleza (abertas de terça a sábado das 10h às 18h)
- Restaurantes e bares – (Aberto de quarta a domingo das 11h às 20h. Estabelecimentos que ficam nos shoppings podem obedecer horários do segmento se tiverem entrada exclusiva);