A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou, na tarde desta quarta-feira (31/3), o uso emergencial da vacina da Janssen, braço farmacêutico da Johnson & Johnson. A informação foi divulgada pelo ministro das Comunicações, Fábio Faria, por meio da rede social Twitter. O governo brasileiro já havia manifestado intenção de comprar 38 milhões de doses do imunizante. A entrega dessas doses tem uma previsão inicial no final do ano, sem data específica.
A análise do pedido de uso emergencial é feita por uma equipe multidisciplinar, com especialistas das áreas de registro, monitoramento e inspeção. “A equipe vem atuando de forma integrada, com as ações otimizadas e acompanhadas pela comissão que envolve três diretorias da agência”, afirmou a Anvisa na última semana.
Diferente dos outros imunizantes aprovados para uso atualmente no Brasil – Coronavac, Pfizer e Oxford/AstraZeneca -, a vacina fabricada pela Janssen precisa apenas de uma dose para imunizar uma pessoa contra a Covid-19.