Não existe um segredo infalível que garanta uma relação sexual incrível, mas há algumas atitudes que casais podem adotar que os ajudam – e muito – a se estimularem e terem uma relação prazerosa. Sobre o assunto, a Marie Claire norte-americana conversou com a psicóloga e psicoterapeuta Bea Jaffrey, que compartilhou algumas dicas e posições sexuais presentes no seu último livro, “159 Mistakes Couples Make in the Bedroom” (em tradução livre, “159 Erros que Casais Cometem na Cama”). Confira:
1. Diga a ele o que te excita
Pesquisas sugerem que a chave para um sexo melhor é a comunicação – e não, isso não necessariamente significa ter conversas de teor sexual. Dizer do que gosta e não gosta pode ser instrutivo e informativo porque vocês passam a conhecer o corpo um do outro. Se ele faz algo de que você gosta, diga isso a ele em vez de contar apenas com gestos ou sons que podem ser ambíguos. E, se ele faz algo que você não aprecia muito, avise isso ou o guie para uma nova direção.
2. Não subestime o poder do elogio
Em um estudo deste ano publicado no Journal of Sex Research, pesquisadores analisaram as respostas de 39.000 casais heterossexuais que viviam juntos há mais de três anos. Eles perceberam que a satisfação sexual era maior entre casais que se elogiavam durante o sexo e que eram abertos o suficiente para fazer piadas e seguir em frente depois de algum momento embaraçoso no sexo. Para Bea Jaffrey, rir com o parceiro é fundamental para ter uma relação mais feliz – e um sexo melhor.
3. Seja espontânea
Mesmo quando o sexo é ótimo, pode se tornar algo monótono ou entrar na rotina com o tempo. Para variar na relação, Lodro Rinzler, o expert no assunto da Marie Claire norte-americana, sugere: “Se você está na cama com alguém e acha que seu parceiro vai gostar de algo novo, seja uma provocação ou uma posição diferente, vá em frente. Homens amam quando mulheres são espontâneas e confiantes em suas habilidades na cama”.
A psicóloga Bea Jaffrey também recomenda alternar a hora e o lugar do sexo para evitar cair na rotina de “uma relação sexual por semana” ou “sexo por obrigação”. “Tente novos lugares para fazer sexo, talvez no sofá, na cozinha ou no carro. Tentem tomar banhos juntos, sejam criativos e se divirtam”.
4. Pense nas preliminares – e não somente as que vêm antes do sexo
Como lembra Bea Jaffrey, entrar no clima para fazer sexo é essencial, especialmente para mulheres. Então, para isso, as preliminares devem começar muito antes da relação em si. “Falo aqui das preliminares mentais que acontecem dias antes, não aquelas que acontecem minutos antes do sexo. Certifique-se de que você está atenta a seu parceiro. Pequenos gestos e comentários gentis são significativos e estabelecem um bom clima para o sexo”, diz a psicóloga. Ela também sugere que o casal mantenha a comunicação por e-mail e mensagens ao longo do dia.
5. Exercite-se e garanta os níveis de vitamina D
A atividade física pode ser fundamental para melhorar a relação sexual, já que exercícios melhoram a circulação do corpo, incluindo a circulação sanguínea na área genital, o que aumenta o desejo. Já a vitamina D, obtida principalmente com a exposição ao sol, é fundamental para a produção de estrogênio nas mulheres e testosterona nos homens. “Isso aumenta a libido. Então, se você tem maior apetite sexual durante o verão, está aí a explicação”, diz Bea.
6. Faça sexo matinal
Para Bea, a principal razão para os problemas de desejo sexual entre casais é a forma como homens e mulheres lidam com o estresse durante a semana. Segundo ela, homens costumam enxergar o sexo como alívio para o estresse, enquanto mulheres preferem ter relações depois de espairecerem. A solução? “Uma boa alternativa é fazer sexo de manhã. Programe o alarme 30 minutos antes do horário usual e veja o que acontece. Os níveis de testosterona nos homens atinge um pico de manhã, então você pode ter uma grata surpresa. Outra alternativa seria ter relações de tarde durante os fins de semana. É interessante notar que mulheres tendem a ovular à tarde, o que significa que a taxa hormonal ideal para o desejo sexual feminino acontece nessa hora do dia.”